O método socrático é composto de. duas etapas: ironia e maiêutica.
A técnica do questionamento socrático é estruturada por uma série de questões intencionalmente elaboradas, a partir das definições de objetivos no decorrer da terapia. Consiste em fazer perguntas ao paciente destinadas a facilitar seu pensamento independente e sua auto-exploração.
Sete dicas para criar uma ótima pesquisa
Você pode utilizar o método socrático para demonstrar a alguém que está errado ou, ao menos, impreciso fazendo com que concorde com afirmações que, por sua vez, contrariam o pensamento original. Sócrates acreditava que o primeiro passo para o conhecimento era reconhecer a própria ignorância.
-Resposta Filosófica:é uma resposta não técnica não direta e não objetiva.Ao filosofar,a pessoa faz uma reflexão sobre o assunto,interrogando-se sobre seu próprio pensamento,sobre o pensamento dos outros sobre mundo,sobre a sociedade sobre o que a experiência nos ensina,sobre o que ela nos deixa ignorar,sobre ...
Resposta: questionar é uma forma para a filosofia de tentar descobrir a verdade(mesmo que a filosofia não consiga ter o conhecimento empírico),ou seja, o ato de questionar é uma forma de fazer a pessoa adquirir conhecimento e 'claro' com o auxílio do raciocínio.
É preciso retomar as origens. A filosofia não faz perguntas para encontrar respostas. Ela as faz para questionar as respostas estabelecidas. Não resolve problemas, ela os cria onde se diz que não faz falta.
Estranhamento é a atitude de afastar-se da letargia da alienação e do conformismo. Estranhar é abandonar a atitude passiva perante o mundo e seus contextos e questioná-lo, buscando compreender suas vicissitudes.
1 Ato ou efeito de estranhar(-se). 2 Surpresa, admiração, espanto face ao que não é comum ou habitual ou, ainda, totalmente inesperado; estranheza.
substantivo masculino Ato ou efeito de estranhar alguma coisa, de achar estranho, fora do comum. Surpresa diante do que não é comum ou rotineiro; estranheza, admiração. ... Etimologia (origem da palavra estranhamento). Estranhar + mento.
Estrannhemento é o aro de estranhar no sentido da admiração,de espanto diante de algo que n se conhece e algo q n se espera:por achar estranho ao perceber alguem ou algo diferente do que se conhece ou do que seria de se esperar que acontecesse daquela forma:por supreender-se ou assombra-se em função do desconhecimento ...
Significado de Espanto substantivo masculino Surpresa causada por algo inesperado. Qualidade de espantoso, do que causa assombro; pasmo. Que causa medo, pavor, susto. Que acontece de maneira inesperada; surpreendente.
Estranhamento e desnaturalização compreendem conceitos bastante relacionados dentro da Sociologia. O estranhamento se refere ao ato de inconformidade com situações grotescas e de repúdio, o que apenas potencializa a desnaturalização destes processos.
“Estranhar” o Outro. Reconhecer em outro indivíduo (ou em um conjunto deles) suas peculiaridades e diferenças. Não somente, mas também suas equivalências. É na prática do ESTRANHAMENTO que eu me identifico, que eu me vejo como ser único e que eu me afirmo como sendo, da mesma maneira, o Outro.
A Antropologia é conhecida como a ciência da alteridade, porque tem como objetivo o estudo do Homem na sua plenitude e dos fenômenos que o envolvem. ... Como a alteridade é o estudo das diferenças e o estudo do outro, ela assume um papel essencial na antropologia.
Segundo o Dicionário de psicologia, alteridade é o “conceito que o indivíduo tem segundo o qual os outros seres são distintos dele. ... Pensando com a antropologia, alteridade é o meio pelo qual é possível enxergar nas outras culturas as suas especificidades, evitando o prejulgamento.
É quando um determinado povo ou país nao vai com a cara de um outro povo/país e vice versa, isso é estranheamento cultural.
Quando uma pessoa é retirada de um meio cultural a que está acostumada, para viver em um outro país com hábitos, costumes e tradições diferentes, ocorre o chamado Choque Cultural.
Choque cultural refere-se à ansiedade e sentimentos quando uma pessoa tem de conviver dentro em uma diferente e desconhecida cultura ou ambiente social.
33). O choque cultural se caracteriza por ter quatro fases de acordo com Oberg e Bellini. As fases se referem a como as pessoas interagem com as diferenças culturais de sua cultura natal e com a cultura estrangeira, por assim dizer. As fases são: Lua de mel; rejeição; regressão e isolamento; ajuste e adaptação.
Em antropologia, a expressão padrão cultural se refere à soma total das atividades -- atos, idéias, objetos -- de um grupo; ao ajustamento dos diversos traços e complexos de uma sociedade. É aquela configuração exterior que uma cultura apresenta, traduzindo o conjunto de valores que expressa essa mesma cultura.
Os processos culturais abrangem, em uma acepção ampla, as práticas humanas e suas manifestações, como os conhecimentos, as crenças,os valores, os costumes, as artes, a tecnologia, que podem ser analisadas como representações simbólicas.
Cultura Grega
A cultura do Brasil é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. ... Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana.
Todos os indivíduos, todos os seres humanos tem cultura, no entanto, cada cultura é diferente da outra, mesmo povos ditos incivilizados tem cultura, pois a cultura não baseia-se somente na linguagem escrita, e, como é herança social é transmitida de geração em geração.