As células diploides possuem dois conjuntos cromossomos, ou seja, os cromossomos estão aos pares. Os cromossomos de cada par, chamados de homólogos, apresentam a mesma forma, tamanho e os mesmos genes. A representação de células diploides é 2n. No caso das células somáticas humanas, 2n = 46.
A letra N é usada para representar um conjunto cromossômico. Quando falamos que um organismo é 2n, estamos referindo-nos a dois conjuntos cromossômicos, portanto, a um organismo diploide./span>
Os cromossomos são corpúsculos compactos que carregam a informação genética. Cada cromossomo é constituído por uma longa e linear molécula de DNA associada a proteínas. ... Os cromossomos estão presentes no núcleo das células eucarióticas e a sua quantidade varia em cada espécie.
Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contêm o código para uma proteína específica que funciona em um ou mais tipos de células no organismo. Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa.
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo./span>
O genoma humano apresenta 3 bilhões de pares de bases que representam 100.
Os genes são segmentos de moléculas de ácido desoxirribonucleico, ou DNA, localizados no núcleo das células.