No sentido de achar bom, ter afeição, aprovar, "Gostar" é Transitivo Indireto e exige a preposição de: Gosto de maçã. Gosto muito de você.
O verbo assistir estabelece regência com a preposição a, atuando como um verbo transitivo indireto com os seguintes sentidos: Quando indica o ato de ver e estar presente, sendo sinônimo de presenciar, ver, observar, testemunhar,… Nós assistimos ao jogo na casa da minha irmã.
Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.
A regência verbal serve para estabelecer relações entre as palavras, criando frases não tenham mais de um sentido, que expressem efetivamente o sentido desejado, que sejam corretas e claras.
verbo transitivo indireto e pronominal Demonstrar carinho por; oferecer amizade a; estimar: gostava dos amigos; o casal se gosta demais. Etimologia (origem da palavra gostar).
Indicativo
O verbo "gostar" é chamado transitivo direto porque ele tem objeto direto, já que seu complemento não tem preposição depois dele.
Resposta: O verbo chamar é transitivo direto e indireto, ou seja, Quem chama, chama alguém a/para algo. Por exemplo: – O padre chamava os fiéis para a missa.
Aprenda a identificar quando um verbo é considerado transitivo direto, indireto ou intransitivo. O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares.
Verbos que não precisam de complemento As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido. Dessa forma, os verbos intransitivos não criam transitividade verbal com um objeto direto e com o objeto indireto.
Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto. Os verbos transitivos são aqueles que expressam ação e seu sentido só se completa quando lhes é acrescentado um objeto (uma palavra ou expressão que lhes completam o sentido).
de carinho. O verbo transitivo pode ser: a) Transitivo Direto: é quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória. ... b) Transitivo Indireto: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória.