Resposta: É urbano porque faz parte do Romantismo, onde tinham divisões, entre elas o Romance Urbano, que retrata a burguesia e os costumes da época, relação social e moral, quando a classe média estava em ascensão. Tinha característica de descrever com muitos detalhes o local e o personagens.
Personagens. Carolina: forma junto com Jorge o casal protagonista de A Viuvinha, é jovem, perfil suave e delicado, olhos negros e brilhantes, cílios longos, tranças que realçavam sua fronte pura, rica e apaixonada. Jorge: jovem que já foi muito rico e agora se mostrara simples nos atos e na existência.
José de Alencar
A novela “A Viuvinha”, de José de Alencar é ambientada no Rio de Janeiro, por volta de 1844. Nessa novela, Alencar conta-nos a história de um rico negociante que deixa órfão, ainda em tenra idade, seu filho Jorge. Entregue aos cuidados de um tutor, Sr.
terceira pessoa
Foco narrativo: Narração na terceira pessoa , pois o narrador é somente observador dos fatos. Conclusão: A Viuvinha é um lindo romance que dá asas a imaginação, tem como tema o amor entre um homem e uma mulher, tema atual em todos os tempos e por isso prende a atenção dos leitores mais variados.
Foco Narrativo, Narrador e Linguagem O foco narrativo da obra é em primeira pessoa do singular, ou seja, o narrador protagonista é quem nos conta, em forma de carta, as lembranças dos seus últimos anos e como conseguiu encontrar o amor da sua vida e viverem felizes para sempre.
primeira pessoa
Clímax: O momento culminante é quando ela revela sua identidade, sua doença e seu amor por ele, mas logo em seguida o abandona, deixando-o com a escolha de ir a se encontro e presenciar seus últimos dias ou esquece-la e não ver seu sofrimento.
Informações Gerais
1856
Personagens
Em sua casa encontrou uma carta assinada por ela, Carlota, que afirmava que fugia dele por que o amava, mas que por ele ser amada não convinha, pois viveriam um romance desgraçado. ... Nessa mesma carta, Carlota contava a ele que desde que se iniciara na corte notara nele uma diferença e se apaixonara.
O livro é na verdade uma carta endereçada a uma prima, citada algumas vezes e usada na tentativa do narrador interagir com o leitor. O livro é um exímio exemplar do período romântico brasileiro, de estilo arrebatado e hiperbólico, predominante na linguagem característica do autor José de Alencar.
3) O que faz Carlota querer evitar o narrador? R: A doença incurável da qual ela sofre a faz querer evitar o contato e se esconder.
Foi o primeiro romance de José de Alencar - o maior representante do Romantismo brasileiro. O livro é muito interessante e a história é contada através da leitura de uma carta que é lida pela prima do narrador (que nunca tem o seu nome revelado), o leitor a conhece apenas por D.
3- É correto afirmar que a figura de linguagem predomina neste trecho ? "Ele parecia entender-me e precipitava essa corrida desesperada; não galopava, voava;" Exagero (hipérbole), onde o cavalo citado é descrito como tão veloz que não galopa, mas sim, voa.
A antítese é muito confundida com uma outra figura de linguagem: o paradoxo. Isso porque as duas fazem relação com palavras opostas. ... Nesse trecho da canção de Caetano Veloso, é possível perceber o paradoxo entre as palavras prender e soltar.
Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que ocorre quando há exagero propositado em um conceito para definir algo de forma dramática, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico. Em termos simplificados, a hipérbole consiste na expressão evidentemente exagerada de uma ideia.
Resposta. Resposta: O eufemismo pode ser identificado na fala "Tem um humor muito sutil", Espero ter ajudado ;)