Principais causas da desigualdade social no Brasil Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.
Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.
Algumas das causas da desigualdade social: Má distribuição de renda – e concentração do poder; ... Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; Falta de oportunidades de trabalho.
A desigualdade de consumo, do ponto de vista teórico, é uma medida bem mais fiel da desigualdade permanente de renda. Sob a hipótese de suavização de consumo ao longo do horizonte de vida, medidas de desigualdade do consumo revelam quão permanentemente desigual é a distribuição dos recursos disponí- veis às famílias.
A desigualdade de acesso ao consumo se apresenta de forma gritante e desordenada em todo o mundo. Naturalmente, isso ocorre por conta das diferenças de poder de compra entre a população de todo o planeta.