Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, Maranhão, no dia 10 de agosto de 1823. Filho de um comerciante português e uma mestiça viveu em um meio social conturbado. Durante os anos da infância, ajudou seu pai no comércio, ao mesmo tempo, que recebeu educação de um professor particular.
A “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, texto-matriz, foi produzida no primeiro momento do Romantismo Brasileiro, época na qual se vivia uma forte onda de nacionalismo, que se devia ao recente rompimento do Brasil-colônia com Portugal.
O poema Canção de Exílio, de Gonçalves Dias recebeu este nome pois nele o autor retrata a falta que lhe faz a terra amada, descrevendo como as características do local onde está (exilado) não se comparam com as de seu país, que na sua visão é muito mais belo.
Um elogio ao Brasil Em Canção do Exílio fica nítido o ufanismo e a idealização da pátria e da natureza. O intuito de Gonçalves Dias era valorizar o que era nosso pintando as cores locais. ... O sabiá também figura no poema de forma elogiosa e como uma metonímia para a fauna brasileira.
Guimarães, Maranhão, Brasil
3 de novembro de 1864
Caxias, Maranhão, Brasil