O xote é uma cadência musical que tem como ancestral uma dança de salão portuguesa. Este ritmo nasce, porém, na Alemanha, originalmente intitulado Schottisch, termo alemão que traduzido tem o sentido de 'escocesa', embora não guarde nenhuma relação com a Escócia.
Significado de Xote substantivo masculino Musica tocada ao som da sanfona e a dança que a acompanha, muito executada nos bailes populares nordestinos. ... Etimologia (origem da palavra xote). De origem onomatopaica; do alemão Schottisch.
Alguns estilos de xote:
De andamento médio, o xote é pautado normalmente em compasso dois por dois possuindo repertório consagrado em ambos os polos de tonalidade – maior e menor. O xote faz parte dos festivos juninos aninhado a gêneros como o baião, o xaxado e arrasta-pé.
Hoje, ele pode ser encontrado em várias partes do Brasil, desde o xote gaúcho com os estilos xote-carreirinho e xote-duas-damas, até nos forrós nordestinos. Os instrumentos musicais que estão mais presentes nesse tipo de música são a sanfona, a zabumba, o triângulo, o ganzá e o agogô.
Os instrumentos musicais mais utilizados para acompanhar as músicas das festas juninas aqui no Brasil são: violão, viola, triângulo, sanfona, zabumba, pandeiro, reco-reco e cavaquinho.
Luiz Gonzaga foi responsável por levar o baião para o Brasil, além de outros estilos, como o xote, o xaxado e o forró pé de serra. Tem como principais instrumentos o acordeão ou sanfona, o triângulo, a flauta doce, a viola caipira e a zabumba.
A palavra xote teve origem na palavra alemã "schottisch", que significa escocesa, pois a dança inicialmente era uma referência à polca escocesa. O "schottsch" chegou ao Brasil em 1851, através do português José Maria Toussaint. ...
Apresenta variações regionais, sendo as mais importantes a rancheira gaúcha, com marca da influência do ritmo do norte argentino, e a rancheira sertaneja, originada no Sudeste do Brasil, mais especificamente no interior paulista, com influência de ritmos bolivianos e paraguaios.
Bugio é um estilo musical brasileiro, de compasso binário, originário do estado do Rio Grande do Sul. O nome do ritmo e os movimentos executados na dança são inspirados no bugio (Alouatta guariba clamitans), primata anteriormente comum no interior gaúcho e hoje ameaçado de extinção.
Resposta. O passo da Rancheira é semelhante a Valsa de seis movimentos, a diferença é que no 1°e no 4° movimento acentua- se uma batida de toda a planta de pé por parte do peão podendo a prenda executar com a meia planta do pé.
Assim, o desenvolvimento da pesquisa está voltado para o ensino das danças gaúchas, ou seja, do Rio Grande do Sul, em outras regiões do Brasil, como instrumento pedagógico, capaz de obs- tar influências midiáticas e ainda, possibilitar ao aluno desenvolvimento motor, devido a oportunidade de aprimorar sua memorização, ...
Alguns dos ritmos mais conhecidos e dançados nos tradicionais fandangos (bailes gaúchos) são a vaneira, o xote, a rancheira, a valsa, a milonga, o chamamé e o bugio. As mais tocadas pelos grupos nos bailes são as vaneiras, seguida pelo xote.
A melodia do Pézinho, muito popular em Portugal e nos Açores, veio a gozar de intensa popularidade no litoras dos Estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “ Ou seja, mais uma de origem Açoriana, que veio para ficar entre os nossos.
Trata-se de uma dança brasileira, originária do Nordeste, de acordo com Augusto Meyer, em seu Guia do Folclore Gaúcho. Nas estrofes de seu canto, o balaio relembra quadrilhas dos sertanejos, não faltando sequer um redundante “não quero Balaio não”, bem estranho ao linguajar gauchesco.
O Maçanico é uma dança de filas, onde peão e prenda se postam frente a frente. Ao ser dado o comando pelo posteiro, os pares iniciam os passos, tomado o peão pela mão direita e a prenda pela mão esquerda.
O termo "Invernada Artística" é utilizado para designar o grupo de danças de um Centro de Tradições Gaúchas. De acordo com a idade dos integrantes, as Invernadas são divididas em Mirim, Juvenil, Adulta, Veterana e Xiru.
Significado de Maçanico substantivo masculino [Folclore] Uma das danças do fandango paulista, de sabor açoriano; os pares defrontam-se formando fileiras e a música é alegre e convidativa.
As Danças de salão podem ser classificadas em: Nacionais: Forró, Samba de gafieira, Soltinho, Lambada e Zouk Brasileiro e Maxixe. Internacionais: Tango, Salsa, Bachata, Bolero, Merengue, entre outras.
É uma dança essencialmente mímica, de gestos; aliás a palavra vem de apa (manuais, em maori) e rima (mão, em maori). Esta dança possui temas quase sempre humorísticos, que fazem rir a audiência e possui uma orquestra à qual se junta uma guitarra.