Etimologia. A ideia de totalitarismo como poder político “total” através do estado foi formulada em 1923 por Giovanni Amendola que criticou o fascismo italiano como um sistema fundamentalmente diferente das ditaduras convencionais. ... Ele usou o termo "totalitário" para se referir à estrutura e metas do novo estado.
O aparecimento do fascismo foi favorecido pela situação econômica e política da Itália no contexto pós-Primeira Guerra Mundial.
O fascismo surgiu no contexto do fim da Primeira Guerra Mundial, quando vários problemas, principalmente de ordem econômica, avolumaram-se no governo do rei Vítor Emanuel III.
O termo "fascismo" foi usado pela primeira vez em 1915 por membros do movimento de Mussolini, o Fasci d'Azione Rivoluzionaria.
Existem alguns fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nacional Fascista na Itália, como a grave crise econômica que a Itália enfrentava e o não atendimento de reivindicações territoriais no pós Primeira Guerra Mundial. Essa frustração vai inflar ainda mais o nacionalismo italiano.
Características do fascismo A ideologia fascista se caracteriza pelo totalitarismo, a defesa um governo forte e centralizado, onde não existem partidos políticos, eleições ou parlamento. ... Da mesma forma, sendo um movimento totalitário, o Partido Nacional Fascista deveria ocupar todos os setores do Estado e da sociedade.
História Geral. Com as crises vivenciadas nos anos de 1920, os seguidores italianos do Fascismo iniciaram suas ações de tomada do poder que culminaram em um regime totalitário na Itália. ... No ano de 1920, uma greve geral de mais de dois milhões de trabalhadores demonstrava a situação caótica vivida no país.
CONCLUSÃO. Embora o fascismo na Itália e na Alemanha sejam as experiências mais conhecidas, as experiências fascistas não se restringiram a elas. Em Portugal, por exemplo, o regime fascista foi comandado por Antônio de Oliveira Salazar entre 1932 e 1968.
Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.
O fascismo foi um movimento que surgiu na Itália na década de 1910 e alcançou o poder desse país na década de 1920, mais precisamente em 1922.