O epitélio glandular está constituído por células isoladas ou grupamentos de células formando estruturas individualizadas, denominadas de glândulas, cuja função é a secreção. Entende-se por secreção a produção e a liberação pelas células de um fluido contendo substâncias como muco, enzimas ou um hormônio.
Como os epitelios são avasculares, sua nutrição e oxigenação ocorrem por difusão através da membrana basal, a partir dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo. Os epitelios são classificados de acordo com a forma das células, e o arranjo pelo qual elas se dispõem.
A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados.
Os epitélios são inervados, recebendo terminações nervosas livres que formam uma rica rede intraepitelial. O tecido epitelial pode ser classificado em duas categorias: epitélio de revestimento e epitélio glandular.
Significa que ele possui nervos, o que permite ele receber ''mandar'' informações de um meio para o sistema nervoso.
Tecido Epitelial Para isso, esse tipo de tecido é composto por células organizadas de diferentes formas: cilíndricas, achatadas e cúbicas. Nesse tipo de tecido não existem vasos sanguíneos, por isso, o tecido epitelial depende da nutrição que outros tecidos enviam.
Quando nos referimos a um epitélio como estratificado pavimentoso, estamos dizendo que ele: a) possui apenas uma camada de células em formato de cubo. ... O termo estratificado é usado para indicar que o epitélio possui mais de uma camada de células. Já o termo pavimentoso relaciona-se com o formato achatado das células.
O tecido epitelial de revestimento pode ser ainda classificado de acordo com o formato das células. De acordo com essa classificação, temos: Epitélio cúbico: tecido com células em formato cúbico. Epitélio colunar: tecido com células alongadas.
Camadas. A bexiga é um órgão que possui quatro camadas: a camada serosa e adventícia, camada muscular, camada submucosa e camada mucosa.