Retardo anágeno (eflúvio anágeno) A condição conhecida como eflúvio anágeno representa uma perda difusa de fios de cabelo em fase anágena, a partir dos folículos em crescimento.
Em casos suspeitos de eflúvio telógeno está indicada a realização dos seguintes exames: hemograma, TSH, VDRL e ferritina.
O tratamento do eflúvio telógeno não é feito de maneira indiscriminada com “vitaminas”. Em alguns casos, como a queda de cabelo pós-parto, não são necessárias medicações. Em outros, a parada de uso da medicação que está levando ao aumento da queda já é a solução do problema.
Saiba mais sobre a sífilis doença que pode provocar queda de cabelo e até aborto em gestantes. A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema Pallidum.
Alan pontua que a queda dos cabelos é um fator que abala diretamente a autoestima. Mudança de apetite, insônia, cansaço constante, tensão muscular e alergia na pele são outros sinais de estresse que precisam de atenção.
Ação da testosterona pode causar calvície nos homens Esse hormônio, por meio do seu componente ativo di-hidrotestosterona, se liga nos receptores do folículo capilar e promove um afinamento dos fios”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. Além de afinar os fios, a testosterona também atrofia os bulbos capilares.
Não há uma relação entre o nível de testosterona e a calvície. No entanto, um derivado da testosterona, chamado DHT (dihidrotestosterona), é uma das substâncias relacionadas à queda dos cabelos, explica o tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).
Sinais de testosterona baixa