Teve a sua origem no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, mais ou menos quando o tango também dava os seus primeiros passos na Argentina e no Uruguai, do qual sofreria algumas influências. Dançada a um ritmo rápido de 2/4, notam-se também influências do lundu, das polcas e das habaneras.
O maxixe surgiu primeiro como dança porque na verdade sua execução coreográfica estava a princípio condicionada à polca, à habanera, ao lundu e posteriormente ao tango brasileiro (conhecido como tanguinho), ou seja, a dança foi formada assimilando elementos rítmicos e melódicos de outras danças.
O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. ... Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta da década de 1870, nascidos nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas.
Significado de Chorinho substantivo masculino Música popular de andamento rápido, em que um instrumento faz o solo e os outros tocam o acompanhamento. ... Etimologia (origem da palavra chorinho). Choro + inho.
Os grupos eram normalmente constituídos por chorões que gravitavam em volta de um trio composto por flauta, responsável pelos solos; violão, que adotava a performance de um contrabaixo, sendo assim conhecido como 'baixaria'; e cavaquinho, o qual criava a harmonia musical através do equilíbrio entre os acordes e os ...
Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar. Eles utilizavam, entre outros instrumentos, violão, flauta, cavaquinho, para dar à música um aspecto sentimental, melancólico e "choroso". Há várias explicações para a origem do termo choro.
O Samba-Choro é um subgênero musical surgido na década de 1930 resultante das fusões dos elementos rítmicos e da formação instrumental do samba com o choro, ambos gêneros musicais da música popular brasileira. ... Geralmente é a música da dança de salão denominada samba de gafieira.
Começa não como um gênero musical, mas como uma forma de tocar e de participar. II. No plano estético, pode-se identificar um processo de adaptação da polca europeia, mais marcial e metricamente comportada, para uma polca mais relaxada e sincopada.
Piano, bandolim, pandeiro, acordeom e violino também estão gênese do choro. Com o tempo, até a guitarra e o contrabaixo elétrico caíram no choro.
Tal choro nos leva a buscar a presença de Deus, a Sua justiça, não a nossa, a nos lastimar pelos pecados, nossos e do mundo, a uma decisão de mudar, buscando a perfeição que existe somente em Deus. ... O choro também pode resultar de um coração quebrantado diante do Senhor.