Ideias de atividades para estimular a coordenação motora
7 atividades para fazer com as mãos com os filhos
Jeito de brincar Em círculo, sentadas no chão, as crianças colocam uma mão sobre a mão do colega ao lado. E uma bate na mão da outra com um pouco de força. Quem não aguentar e falar "ai" sai do jogo. A brincadeira segue até sobrar apenas uma criança.
Colocam-se as duas mãos dentro do círculo e estica-se o barbante deixando os cotovelos dobrados e os braços paralelos, formando um retângulo. Sem largar o barbante, devem ser enfiados os polegares e indicadores por baixo e tirá-la das mãos do colega sem desmanchar os laços. Depois é a vez do primeiro jogador.
Quem for pular deve se posicionar no meio do elástico, do lado de fora. Depois é preciso pular com os dois pés dentro do elástico. Em seguida você pula para cima para cair com cada pé em um dos lados do elástico. Daí você pula com os pés para fora de forma que cada um fica em um dos lados do elásticos.
Pegue a extremidade solta com seu dedo mindinho para que o elástico fique enrolado em torno de seu polegar e mindinho. Mantenha o elástico tenso, mas não esticado. Você deve ver os segmentos superior e inferior do elástico. O polegar e o mindinho ancoram os primeiros dois pontos (mais baixos) da estrela.
Basta um barbante nas mãos para participar, vem com a gente! Descrição de vídeo: As mãos de uma criança aparecem no centro do vídeo. Ela entrelaça um barbante nos dedos formando o desenho de dois losangos com os fios.
VAMOS BRINCAR? A CAMA DE GATO É UMA BRINCADEIRA FEITA COM BARBANTE OU CORDÃO. A BRINCADEIRA CONSISTE EM UM DOS PARTICIPANTES FAZER PASSAR ENTRE OS DEDOS DO OUTRO PARTICIPANTE O BARBANTE, ALTERNANDO AS FIGURAS FORMADAS. O BARBANTE OU CORDÃO DEVE TER MAIS OU MENOS 1 METRO E MEIO E SUAS PONTAS DEVEM SER AMARRADAS.
Os Kalapalo, que vivem no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, também conhecem esta brincadeira que é chamada de Ketinho Mitselü. Utilizam um fio comprido feito da palha de buriti trançado e amarrado nas pontas. Entrelaçam rapidamente o fio com os dedos e formam diversas figuras.
Entre os índios da tribo Yawalapti, no Alto Xingu, o brinquedo é produzido com a fruta do tucum e com um furo para produzir o zumbido. PETECA - Feita com palha de buriti e recheada de folhas de algodão para ficar macia. Em cada aldeia a peteca tem um nome diferente.
Na América, o Jogo da Onça era parte da cultura de algumas tribos indígenas brasileiras. Esse jogo foi encontrado entre os Bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como Adugo, bem como entre os Manchineri, no Acre, e os Guaranis, em São Paulo.
O jogo da onça é um jogo de tabuleiro que começa a se tornar tradicional no Brasil. Sua origem remete aos povos indígenas do Brasil desde antes da invasão portuguesa, mas existem outros estudos que identificam sua origem à família de jogos Tigres e Cabras vinda da Índia.
Participantes Dois. Objetivo do jogo A onça capturar cinco cachorros ou os cachorros imobilizarem a onça. Regras Os jogadores escolhem ou sorteiam quem vai ser a onça e quem vai representar os 14 cachorros. A peça que representa a onça fica bem no centro do tabuleiro e as demais, atrás dela, à direita e à esquerda.
15 peças
Brincadeira da onça
Na brincadeira de tabuleiro Jogo da Onça, um jogador fica com a onça, que tem mais força, e outro fica com os cachorros....Modo de fazer:
A onça pode capturar mais de um cão em sequência, caso dois cães estejam possibilitados de serem capturados pela onça, ela pode saltar por cima de um,e captura-lo, e saltar por cima do outro e captura-lo em uma única jogada.
brasileiro
É correto afirmar sobre o jogo da onça: 1 ponto É de estratégia e é 14 contra 1. ... É um jogo disputado em grupos. É relacionado a semeadura. Não tem como confeccionar o próprio tabuleiro.
Você precisará de um total de 15 objetos, sendo que um simboliza a onça e os outros representam os cachorros.
as regras servem para moldar o jogo ou o comportamento dos participantes para que todos possam jogar de igual para igualpara organizar as ações de um jogo, o que pode e o que não pode.