A Bioclimatologia aplica os estudos do clima (climatologia) às relações com os seres vivos. ... Pois através da edificação é possível tirar proveito ou evitar as condições climáticas, de forma a propiciar um ambiente interno confortável para os usuários.
É definido como sendo o resultado da inabilidade do animal em dissipar calor suficientemente para manter a sua homeotermia. (carboidratos, lipídeos e proteínas) Termólise: fluxo de calor perdido para o ambiente.
Mais especificamente, ambiência animal é o conjunto de condições e influências externas que atuam direta ou indiretamente sobre os animais sem, necessariamente, o envolvimento de fatores genéticos.
(1992) essa vasodilatação facilita a troca de calor do animal com o meio ambiente por processos não- evaporativos (condução, convecção e radiação), mas que esse processo, para se tornar eficaz, depende do gradiente térmico entre o corpo do animal e a temperatura ambiente.
Em temperaturas abaixo da zona de conforto, os suínos (principalmente os leitões) ativam mecanismos para manter a temperatura corporal. ... Já os animais que se encontram em temperatura ambiente acima da zona de conforto térmico, necessitam aumentar a perda de calor corporal e diminuir a produção do mesmo.
Normalmente, os índices de conforto térmico consideram os parâmetros ambientais de temperatura, umidade, vento e de radiação, sendo que cada parâmetro possui um determinado peso dentro do índice, conforme sua importância relativa ao animal.
A influência do calor tem uma relação direta com bem-estar animal e sua produtividade. A temperatura elevada somada à falta ou ao excesso de chuvas pode prejudicar as pastagens, enquanto os animais têm seu metabolismo e comportamento afetado./span>
substantivo feminino Espaço que envolve, que cerca os seres vivos; ambiente: viver numa ambiência agradável. ... que envolve alguém e que podem influenciar seu modo de portar; meio ambiente.
Também, a ambiência leva em conta o bem-estar dos animais (minimização dos fatores estressantes como densidade animal, conforto e possibilidade de realizar seu comportamento nato, ausência de poluição sonora e ambiental, como ausência de gases tóxicos).
Seja inverno ou verão, a temperatura do ambiente dos suínos deve estar agradável para que eles se desenvolvam bem. Já na maternidade o desafio de manter a temperatura ideal para a fêmea e os leitões é maior. .../span>
Metabolismo – Para os animais de sangue frio, que são a maioria na Terra, o aumento de temperatura acelera seu metabolismo, exigindo deles um consumo maior de alimentos – ou, de outra forma, que diminuam de tamanho./span>
Com a temperatura alta, se a umidade relativa for elevada, a situação se complica ainda mais, pois a dissipação de calor do animal fica prejudicada de ambas as formas, ocorrendo o estoque de calor provocando assim o estresse calórico, que dependendo do nível e do tempo de exposição ao mesmo, o animal pode ir a óbito./span>
Migração. As mudanças climáticas também interferem na migração dos animais, que têm que mudar sua rota ou se adaptar a climas aos quais não estão acostumados, às vezes deixando de migrar. Um estudo mostrou que o clima está alterando ou interrompendo os padrões migratórios de pássaros, borboletas e peixes. .../span>
Todas essas modificações no clima podem interferir na biodiversidade, uma vez que todas as espécies estão adaptadas a um determinado ambiente. Ao modificar esse ambiente, influenciamos diretamente na sobrevivência dessas espécies, pois podemos causar a morte de algumas e até mesmo provocar sua extinção.
As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...
Ecossistemas são organizados pela natureza de maneira sustentável, todos os agentes encontrados são responsáveis por alguma ação preponderante para seu equilíbrio. Ou seja com a diminuição das espécies ou um aumento, haverá um desequilíbrio ecológico !/span>
Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, são consequências do efeito estufa: 1. Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. ... Perdas de terras em decorrência do aumento do nível do mar, provocando também ondas migratórias.
7 atitudes simples para combater o aquecimento global
- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos. - Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global. ... Geração e uso de energia solar: outra opção para a redução do aquecimento global.