R$ 3.
Em linhas gerais, o farmacêutico atua em três modalidades básicas: Fármacos e Medicamentos, Análises Clínicas e Toxicológicas e Alimentos. Na primeira, pode trabalhar na indústria farmacêutica, dedicando-se à pesquisa de novas drogas e cosméticos ou atuando na produção e no controle de qualidade de medicamentos.
Quais são as áreas de atuação do farmacêutico? Conheça!
Drogarias e farmácias Todas os estabelecimentos que comercializam medicamentos precisam ter ao menos um profissional da área, que fica responsável pela supervisão e orientação dos consumidores sobre as prescrições medicamentosas. Também é possível trabalhar em farmácias da rede pública, hospitalares e de manipulação.
Os farmacêuticos que atuam, nas farmácias e drogarias, são os últimos profissionais da saúde a manter contato com os pacientes. Os seus serviços são um muro de proteção à sociedade contra os problemas advindos do uso dos medicamentos.
Nesse contexto, o farmacêutico contemporâneo atua no cuidado direto ao paciente, promove o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde, redefinindo sua prática a partir das necessidades dos pacientes, família, cuidadores e sociedade.
Como estabelecimento voltado para a saúde, as farmácias têm uma função especial de auxiliar nessa tarefa, já que geralmente é o primeiro local onde o paciente procura por ajuda para solucionar o problema.
Assim sendo, as farmácias magistrais desempenham um importante papel no contexto da Política Nacional de Medicamentos, que objetiva garantir a promoção do uso racional e o acesso da população a medicamentos essenciais.
A Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais é uma entidade sem fins lucrativos que zela pelo setor magistral, voltado para a preparação de medicamentos e produtos para a saúde de forma personalizada que atendam às necessidades específicas de cada paciente.
Uma farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas e preparadas de forma personalizada para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde.
III - Preparação oficinal é aquela preparada na farmácia, cuja fórmula esteja inscrita no Formulário Nacional (Farmacopéia Brasileira) ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela ANVISA.