5 dicas para fazer a higiene íntima e evitar doenças
Na hora de higienizar a genitália afaste delicadamente os grandes lábios e passe o algodão com água. Faça a limpeza sem medo, pois assim como no caso do banho não há o risco de lesionar o hímen. Porém, não faça a higienização com força e nunca utilize hastes flexíveis. “Elas podem perfurar o hímen”, diz Fernandes.
“A melhor forma de limpar o bumbum do bebê, especialmente quando as fezes estão grudando, é com água e sabão”, destaca. Recorra aos lenços somente em último caso, em trocas de fralda feitas fora de casa, por exemplo.
Abra a fralda suja do bebê e retire o excesso de cocô ou de xixi do bumbum, num movimento que vai de frente para trás, com o auxílio da própria fralda suja. Com a ajuda do lenço umedecido, limpe toda a região. O ideal é fazer a limpeza sempre no sentido dos genitais para o bumbum, para evitar a contaminação por fezes.
Ideal para higiene do recém-nascido e do bebe, o Algodão Quadrado é hipoalergenico, macio, absorvente e cabe na palma da mão, facilitando assim a sua utilização. Não possui substancias químicas e pode ser usado seco ou umedecido com água morna.
Como usar um aspirador nasal?
Para aplicar, é aconselhável:
Não utilize cotonetes (mesmo as indicadas para bebés) para limpar o nariz. A obstrução do nariz é uma das causas para a recusa do bebé em alimentar-se. Naturalmente, o bebé dá prioridade à capacidade de respirar. Se for o caso, verifique se o bebé tem o nariz limpo.
Como higienizar: a melhor maneira de fazer a limpeza é com uma toalha após o banho. Não se deve forçar a área interna. O cotonete só deve ser usado na parte externa. O que não fazer: usar cotonetes para limpar a parte interna, pois empurrará a cera para o interior da orelha.