2 de agosto de 1989
Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor brasileiro. Também conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira.
Gonzaguinha
A Fuga de casa e o Exército Com a Revolução de 30, viajou pelo país. Era o corneteiro da tropa. Em 1933, servindo em Minas Gerais, não entrou para a orquestra do quartel, pois não sabia a escala musical. Mandou fazer uma sanfona e decidiu ter aulas com Domingos Ambrósio, famoso sanfoneiro de Minas.
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Segundo filho de Ana Batista de Jesus e oitavo de Januário José dos Santos.
13 de dezembro de 1912
Exu, Pernambuco, Brasil
Hospital Santa Joana Recife, Recife, Pernambuco, Brasil
23 de julho de 2013
Resposta: Por que Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei do Baião". Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país.
Rio de Janeiro
'Se temos Deus com a gente, Ele se encarrega de colocar as coisas no lugar certo', dizia Luiz Gonzaga | Globo News | G1. Com uma sanfona branca, lenço na mão e chapéu de couro, o Rei do Baião cantava as dores e os lamentos do povo nordestino. Relembre a história, as canções e a alegria de Luiz Gonzaga.
Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor e cantor brasileiro. Conhecido como o Rei do Baião, ele foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira.
Resposta. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra.
O pai da menina era contra o romance e, ao ameaçar Gonzaga de morte, colocou fim na relação dos dois e fez o Rei do Baião abandonar sua cidade natal. Em Gonzaga – de Pai pra Filho, Nazinha – como era conhecida – é interpretada por Cecília Dassi.
Asa branca
Luiz Gonzaga foi um cantor e compositor de Baião, forró, quadrilha, xaxado, arrasta-pé da Música brasileira. O Rei do Baião gravou 627 músicas em 266 discos: 53 músicas de sua autoria, 243 de sua autoria com parceiros e 331 de outros compositores.
Mais tocadas
Viva São Luís Gonzaga, viva o dia 21 de junho! Santo que, diante de tantos pecados, preferiu Deus. Que decidiu seguir seu desejo de ser padre ao invés de viver uma vida de pecados. Façamos como ele e pensemos em Deus e na nossa vocação de fé, noite e dia.
Daí, saiu essa lista fundamental que publicamos aqui:
Voltamos ao Assum Preto. Trata-se de um belo pássaro de cor negra, que vive nas caatingas do nordeste e canta apenas à noite, quando já bastante escuro. O sertanejo, que leva uma vidinha apertada, passando necessidade muitas vezes, caça-o e prende numa gaiola.
A razão para essa crueldade: diz-se que como o assum preto só canta durante a noite, os passarinheiros furam seus olhos com espinhos de laranjeira para que, em estado de escuridão eterna, “pra ele assim, ai, cantá mió”.
E foi no Piauí, Luiz Gonzaga! Em 1950, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, lançava um disco com um de seus maiores clássicos: Assum Preto.