Cada horizonte do solo possui suas características e seus minerais, isso permite que saibamos em quais camadas podemos encontrar rochas preciosas, e em quais camadas poderemos plantar.
Horizonte A – Mais escura por possuir matéria orgânica, água e sais minerais. Horizonte B – Acumula sais minerais e materiais dos horizontes O e A, possui presença maior de ar.
Oa - horizonte orgânico com resíduos orgânicos com um elevado grau de decomposição. - Horizonte A - são os horizontes minerais de nível mais elevado. Contêm uma forte mistura de matéria orgânica decomposta (humificada), que tende a dar a cor escura aos horizontes seguintes.
Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente.
- Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.
Húmus é o produto resultante da matéria orgânica decomposta, a partir do processo digestório das minhocas, formando uma compostagem natural, agregando ao solo os restos de animais e plantas mortas e também seus subprodutos.
Massapê é um tipo de solo de coloração bem escura e encontrado no litoral nordestino brasileiro. é extremamente fértil, logo, excelente para a prática de agricultura. já a terra roxa também é um tipo de solo muito fértil e encontrado no Brasil nas porções ocidentais dos estados RS, SC...
O professor da Esalq explica que a maioria das culturas se adapta à terra roxa, mas ela é normalmente utilizada para plantio de grãos como soja, milho e trigo, além de cana-de-açúcar e café. Por sua grande fertilidade, as terras roxas são muito valorizadas, as mais caras do Brasil.
Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto. Não pare agora...
Permeabilidade é a capacidade de um material (tipicamente uma rocha) para transmitir fluidos. É de grande importância na determinação das características de fluxo dos hidrocarbonetos em reservatórios de petróleo , gás e da água nos aquíferos. ... Areias não consolidadas podem ter permeabilidades de mais de 5000 mD.
Você sabe o que é a taxa de permeabilidade? ... A taxa de permeabilidade se refere a uma regra criada pela legislação brasileira, que visa estabelecer uma taxa mínima de escoamento de água em terrenos. O Governo Federal exige que uma porção dos terrenos, tanto privados quanto públicos, seja permeável.
O conceito de permeabilidade urbana propõe pensar na cidade de uma outra maneira: como um ambiente de integração. Segundo o dicionário Michaelis, permeável é aquilo “que pode ser atravessado, transpassado”.
Taxa de Permeabilidade é a relação entre a parte permeável, que permite a infiltração de água no solo, livre de qualquer edificação, e a área do lote.
Para calcular taxa de permeabilidade, basta fazer a seguinte multiplicação: TP x CP, ou seja, 'taxa de permeabilidade prevista' versus 'valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada'. É desse modo que se obtém a área permeável mínima.
O valor 10-3 m/s corresponde à permeabilidade de uma areia grossa e até valores de 10-4 m/s a drenagem é ainda considerada boa. Como referência, solos são considerados impermeáveis para valores inferiores a 10-5 m/s, podendo atingir valores 10-9 m/s para as argilas, praticamente impermeáveis.
O indicado é utilizar da fórmula abaixo indicada como método de calcular a área permeável a ser reservada em um terreno:
Resumidamente, a taxa de permeabilidade da obra representa a relação entre a parte permeável, que permite a infiltração de água no solo, livre de qualquer edificação, e a área do terreno.
De acordo com Souza Pinto (2000), o coeficiente de permeabilidade indica a velocidade de percolação da água quando o gradiente hidráulico é igual à unidade. Esta velocidade, também chamada de velocidade de descarga é calculada dividindo-se a vazão pela área, no caso de um permeâmetro.
Os principais fatores que influenciam no coeficiente de permeabilidade são: granulometria, índice de vazios, composição mineralógica, estrutura, fluído, macro-estrutura e a temperatura.
O solo argiloso é o menos permeável retendo a maior parte da água. ... As partículas deste tipo de solo eram um pouco maiores que as do solo arenoso havendo mais espaços livres entre elas e, consequentemente, permitindo uma maior facilidade à passagem da água.
Permeabilidade, antes de tudo é a capacidade que os materiais tem de conduzir ou transmitir fluidos. Levando isso para a geologia, temos que a permeabilidade do solo está associada a maior ou menor dificuldade com que a percolação da ocorre através dos poros do solo.