Naturalismo em arte se refere à descrição de objetos realísticos em ambientes naturais. O movimento do Realismo do século XIX defendeu o naturalismo em reação às estilizadas e idealizadas representações de assuntos em Romantismo, mas muitos pintores adotaram uma aproximação semelhante durante os séculos.
Naturalista: ela visa pelo conteúdo e não pela finalidade. Nesta função a arte é avaliada pela sua clareza ao demostrar sua intenção, pelo assunto, de forma que todos identifiquem. Formalista: Esta focada na apresentação da obra, a organização dos elementos, os critérios de avaliação se modifica, conforme a obra.
Função Naturalista: A obra é encarada como um espelho, que reflete a realidade e nos remete diretamente a ela. Em outras palavras, a obra tem função referencial de nos enviar para fora do mundo artístico, para o mundo dos objetos retratados. Essa atitude perante a arte surge bastante cedo.
Um projeto literário do realismo era colocado em prática no período de ascensão dessa manifestação artística/literária. ... Além disso, o Realismo trata do presente e como o indivíduo vive nele, descartando ideias passadas pelo período contemporâneo a época, sendo uma escola literária que ia na contramão do Romantismo.