EQST

Qual A Importncia Da Atuaço Do Psiclogo No Campo Da Poltica Pblica De Assistncia Social?

Qual a importância da atuação do psicólogo no campo da política pública de assistência social?

A atuação de assistentes sociais e psicólogos/as na Política de Assistência Social requer a constru- ção de uma prática político-profissional capaz de aceitar o pluralismo e de tomar decisões “pau- tadas nos princípios e valores estabelecidos nos Códigos de Ética Profissional” (CFESS, 2007).

Qual Atuação do Psicólogo no CRAS?

As atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vín- culos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.

Como funciona o Paif no CRAS?

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Qual o papel do PAIF?

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida ...

O que é o Programa PAIF?

O que é o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)? ... Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Para que serve o PAIF?

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida ...

Quais os tipos de benefícios assistenciais?

O Benefício Assistencial (ou Benefício de Prestação Continuada – BPC) é a prestação paga pela previdência social que visa garantir um salário mínimo mensal para pessoas que não possuam meios de prover à própria subsistência ou de tê-la provida por sua família. ... Muitas pessoas chamam esse benefício de LOAS.

Quais os auxílios assistenciais?

Os benefícios assistenciais fazem parte da política de Assistência Social e são um direito do cidadão e dever do Estado. Esses benefícios são divididos em duas modalidades: o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os Benefícios Eventuais.

Quais são os programas sociais do Brasil?

Quais programas sociais estão disponíveis?

  • Bolsa Família. O Bolsa Família é o mais conhecido programa de transferência direta de renda do Brasil. ...
  • Bolsa Verde. ...
  • Carteira do Idoso. ...
  • Programa Brasil Carinhoso. ...
  • Tarifa Social de Energia Elétrica. ...
  • Pronatec. ...
  • FGTS emergencial. ...
  • Benefício Emergencial.

Quem cria os programas sociais?

MINISTÉRIO DA CIDADANIA Secretaria Especial do Desenvolvimento Social.

Por que os programas sociais são importantes?

“Os programas de proteção social garantem um acesso à alimentação – muitas vezes ampliando o que as próprias famílias já produzem –, com maior diversidade e mais saudável. Esses programas podem ter impactos positivos na nutrição materna e infantil, na redução do trabalho infantil e no acesso à educação.”

Quais os pontos negativos e positivos dos programas sociais no Brasil?

O ponto positivo é que é um programa de distribuição de renda que exige a contrapartida: as crianças da família devem estar na escola. Promove a redução da miséria e garante a escolarização das crianças. O ponto negativo é que o programa não tem prazo definido, o que provoca uma acomodação do beneficiário.

Qual a importância do programa Bolsa Família?

Estudos têm mostrado que o Programa Bolsa Família é uma política social de transferência de renda que tem efeito importante na redução da fome, pobreza e desnutrição infantil, reduzindo a desigualdade social, pois através do acesso a renda os beneficiários possui mais autonomia, poder de compra, melhorando ...

Quando surgiram os programas sociais no Brasil?

Em 09 de janeiro de 2004, através da Lei 10.

Quem criou o Programa Fome Zero?

Fome Zero foi um programa criado em 2003, pelo governo federal brasileiro, durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, em substituição ao Programa Comunidade Solidária, que fora instituído pelo Decreto n.