A escola democrática, para Freire (2001, p. 85-91), deveria enfatizar a prática ao incitar a participação, a ingerência e o diálogo; com atividades plurais, ela deveria ser uma comunidade do trabalho e do estudo, privilegiando o trabalho em grupo e a pesquisa.
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
“A escola tem a importante função de socializar as crianças e jovens e, por isso, não pode ser substituída pelo ensino individualizado, longe do convívio com outras crianças, jovens e adultos”, analisa.
Papel da escola é socializar o conhecimento seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o individuo como cidadão.
A escola auxilia no papel da socialização e da difusão do conhecimento. Uma sociedade escolarizada tem a educação como pilar central não só nos investimentos para a formação do indivíduo como no crescimento social e econômico.
O que a pedagogia moderna estabelece é uma normalidade baseada no recorte de alguns dos dispositivos discursivos sobre os quais opera. Normalidade que consiste na instalação de uma certa regularidade nos enunciados e em seu funcionamento assim também como no conteúdo básico de alguns deles.
Duas instituições educativas, em particular, sofreram uma profunda redefinição e reorganização na Modernidade: a família e a escola, que se tornaram cada vez mais centrais na experiência formativa dos indivíduos e na própria reprodução (cultural, ideológica e profissional) da sociedade.
A educação moderna caracterizava-se pelo realismo. ... De humanista, a educação torna-se científica. Foi influenciada por pensadores que contribuíram para o desenvolvimento da ciência moderna; independente da autoridade eclesiástica e construída a partir da observação e do estudo experimental da natureza.
A educação na idade moderna, era privilegio somente dos nobres dos chigos, como o poder político era passado de pai para filho, essas classes gozavam do direito da educação, assim a maioria da população permanecia na ignorância, sem direito a educação.
Antigamente, a educação acontecia por meio da imitação – inconsciente e consciente das coisas. Podemos dizer que o grande marco da educação na antiguidade foi o aparecimento da escrita. Antigamente também tínhamos a divisão no que concerne a educação: ela era diferente entre os governantes e os súditos.
Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. A Educação Infantil nem sempre teve um lugar de destaque na formação da criança pequena. Surgiu como uma instituição assistencial que vinha com objetivo de suprir as necessidades da criança e de ocupar, em muitos aspectos o lugar da família.
Antigamente os pais exerciam ao máximo sua autoridade na educação dos seus filhos. Hoje é possível ver pais que se acovardam diante do poder crescente dos seus filhos e por isso eles se desobrigaram de “educar” os filhos, passando essa responsabilidade para a escola e o professor perdeu o seu “foco de trabalho”.
A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo ...
Um outro fator que favoreceu a expansão da educação foi a Revolução Industrial (1820 – 1840). Ela é marcada pela mudança da produção artesanal para a de máquina. Como as fábricas precisavam de mão de obra qualificada, ampliar a oferta de escolas para as classes mais baixas ia de encontro a essa necessidade.
Neste sentido, o legado deixado pelos embates do início século XX para a educação foram muito significativos, em especial, pelo avanço da educação popular e sua democratização, contribuindo não somente para desenvolvimento da escola pública, leiga, gratuita e obrigatória, mas, também, para o desenvolvimento de novas ...
Período Primitivo
O homem primitivo: Deslocava-se de um lugar para outro a procura de alimentos, marchando, trepando, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso.
O período primitivo corresponde à pré-história. Anterior à escrita, a educação primitiva tem como objetivo ajustar a criança em seu ambiente físico e social através da aquisição das experiências. O saber, neste período, é disponível a qualquer pessoa, não existe divisão social. Os chefes de família são os professores.
A História da Sociedade Primitiva No primeiro período da história humana não existiam povos independentes nem estados, e os homens viviam em pequenos grupos, clãs ou tribos. Este período é conhecido como a época da sociedade primitiva.
Os homens primitivos são aqueles que viveram em momentos históricos nos quais a civilização ainda era pouco desenvolvida. A cultura primitiva, por conseguinte, pertence à pré-história. ... No mundo ocidental, a arte primitiva tende a ser mencionada como aquela que precede o Renascimento.
Eles viviam em grupos, moravam em cavernas e utilizavam armas e utensílios de madeira e ossos. A pedra também era utilizada, sendo trabalhada para ficar com as duas faces cortantes. Sua altura era de 1,50 metro a 1,60 metro.
Assim, o pensamento do homem primitivo é quase exclusivamente associativo. Existem apenas traços da mais perfeita forma de combinação de ideias, a perceptiva, que une os pensamentos em um todo sistemático, tal como ocorre na combinação de diferentes imagens de memória.
Os meninos dedicavam-se a buscar lenha, algumas mulheres recolhiam raízes e frutos de plantas silvestres. caçar até mamuts, bisontes, renos, e cavalos selvagens. Basicamente, as necessidades eram primitivas também. Somente se preocupavam com o alimento, se estavam acabando na região, migravam.
O mito tem funções determinadas nas sociedades antigas e primitivas. Inicialmente, ele serve para acomodar e tranquilizar o homem num mundo perigoso e assustador, dando-lhe segurança. O que acontece no mundo natural passa a depender, através de suas ações mágicas, dos atos humanos.
Para o primitivo, a Natureza é profimdamenlte humanizada. Cor- responde a sua práxis, a seu trabalho não alienado: ser criador com a Natureza, produzir dela e por ela todos os bens mais caros, que melhor espelham o homem, onde ele coloca soa, presença, sua marca no universo objetivo — físico e social.