O Impressionismo basicamente caracteriza-se por ter um lirismo íntimo solitário (seguindo os passos dos Impressionistas e Simbolistas que preferem o imaginário e fantasioso ao real); freqüentemente nota-se uso de efeitos sonoros (a exemplo do Jeux d'Eau de Maurice Ravel, que inicia-se com floreados representando a água ...
Resposta: O Expressionismo é uma vanguarda artística europeia do século XX. Suas principais características são: uma visão trágica do ser humano; exagero e distorção dos temas, pessimismo; a arte visava refletir as angustias; deformidade do mundo real; Edvard Munch é considerado o precursor do Expressionismo.
O Futurismo representou um movimento literário e artístico que tinha como principal característica a valorização da tecnologia e velocidade. Essa corrente faz parte das vanguardas artísticas europeias que despontaram no início do século XX.
Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema. Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo".
Essa tendência foi desenvolvida entre os anos de 1905 e 1907. A principal característica desse movimento foi a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras.
O Futurismo caracterizou-se principalmente pelo rompimento com a arte e a cultura do passado, celebrando o progresso e a tecnologia moderna, a vida urbana, a velocidade e a energia ao ponto de, os mais extremos, exaltarem as armas e a violência.
São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente. Esse movimento, na Europa, foi representado por artistas como os pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.
O Futurismo foi um movimento artístico que surgiu de forma oficial em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista por Filippo Marinetti, poeta italiano, no jornal francês Le Figaro. O movimento futurista defendia o fim do moralismo e ovacionava a revolução tecnológica e industrial.
O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. ... A ideia principal que os futuristas buscavam incorporar em seu procedimento artístico era principalmente a velocidade, captando, seja nas artes plásticas, seja na literatura, esse movimento acelerado que percebiam intensificar-se ao seu redor.
Significado de Futurismo substantivo masculino Movimento literário e artístico nascido na Itália, por volta de 1909, graças a Marinetti. Insurgia-se contra a tradição, o academicismo, a moral, e preconizava a procura da sensação dinâmica. O futurismo glorificava o poder, a velocidade e o fascínio da idade da máquina.
O objetivo dos futuristas era descartar a arte do passado e introduzir uma nova era que rejeitava a tradição e celebrava a mudança, a originalidade e a inovação na cultura e na sociedade.
Características do Futurismo
Movimento, tecnologia e vida urbana; Movimentos e destruição das máquinas; Religiosidade e sentimentos.
Os futuristas introduziram os ruídos em suas composições, postas para acabar com as limitaçoes aos timbres e ruidos, para Russolo a música tinha alcançado uma complexidade tão grande que ele concliu que a incorporação do ruído como parte da língua musical era a etapa lógica seguinte, armado com esse tipo de idéias ...
1-) Neste manifesto, Marinetti propõe : -abandonar temas como a imobilidade pensativa, o sono e o êxtase, -valorizar a agressividade e a velocidade do tempo presente. o Futurismo romperia com o passado, idolatrando o futuro, a velocidade e a união do homem com a máquina.
Significado de Futurista adjetivo Que faz referência ao futurismo. [Figurado] Que se apresenta de maneira excêntrica; que é diferente ou excêntrico; moderno.
A pintura futurista foi explicitada pelo Cubismo e pela Abstração, mas o uso de cores vivas, contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.
As obras do Futurismo baseavam-se fortemente na velocidade e no desenvolvimento tecnológico do final do século XX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra. ... Alguns pintores que aderiram ao movimento futurista foram Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.
Marinetti justamente citou ” o fascismo nasceu de intervencionismo e futurismo é alimentado princípios de futuristas “. ” para aqueles que têm um sentido de conexões históricas, o ideal de origem do fascismo é encontrado no Futurismo “. O futurismo com sua ideologia agressiva apoiava a guerra e o fascismo da Itália.
O futurismo foi um movimento artístico e literário que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista pelo italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
O surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao dadaísmo ganhando dimensão mundial.