No Sinal de Homans, o examinador faz um movimento de dorsiflexão do pé para avaliação realizada no membro inferior. Em geral, quando a dor é positiva, o paciente refere dor na panturrilha.
SINAL DA BANDEIRA: Quando um membro inferior é comparado com outro durante a palpação, nota-se menor mobilidade da panturrilha que fica empastada.
Os sinais e sintomas mais comuns são: edema, dor e empastamento (endurecimento) da musculatura da panturrilha. Pode estar associado a Tromboflebite superficial com dor, calor, vermelhidão e edema de um segmento de veia (às vezes varicoso).
Tem-se como hipótese que a partir do exame físico no pós-parto dos membros inferiores, quanto ao sinal de Homan e Bandeira os profissionais de saúde podem detectar previamente fatores que indiquem doença tromboembólica no puerpério.
Sinal de Homans – caracterizada por dor ou desconforto na panturrilha após dorsiflexão passiva do pé. Sinal da Bandeira – menor mobilidade da panturrilha quando comparada com o outro membro. Sinal de Bancroft – dor à palpação da panturrilha contra estrutura óssea.
"O diagnóstico da trombose depende da história do indivíduo, na qual seus fatores de risco são evidenciados, da avaliação clínica e dos resultados de exames diagnósticos. O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.
Dois exames muito simples podem ser feitos: um exame de sangue chamado Dímero D que quando está normal, exclui a possibilidade de trombose e é um exame que não precisa de jejum e costuma ficar pronto em 3 horas e o Eco Doppler colorido venoso de membros inferiores que pode demostrar o trombo dentro da veia.
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:
6 sinais de trombose na perna
Normalmente os casos de tromboses em membros são atendidos por angiologista ou cirurgiões vasculares. Os hematologistas também atuam nesta patologia, em especial quando se tratada de trombose em pacientes que são portadores de coagulopatias.
Os anticoagulantes, como a Heparina ou a Varfarina, são a primeira opção de tratamento para a trombose venosa profunda, uma vez que diminuem a capacidade do sangue para coagular, diluindo o coágulo e evitando que se formem novos coágulos em outros locais do corpo.
7 sintomas de trombose venosa profunda (TVP)
Quais são os sintomas da TVP? Quase 50% de todos os casos de TVP não têm sintomas visíveis. Se os sintomas estiverem presentes, eles podem incluir dor e sensibilidade nas pernas, inchaço no músculo da panturrilha, tornozelo, pé ou coxa - geralmente em apenas uma das pernas. Às vezes, a pele fica quente e avermelhada.
Praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de álcool e tabagismo e manter uma dieta equilibrada são as principais maneiras de prevenir a trombose.
Como é a dor do infarto? Tipicamente os sintomas do infarto são uma dor no meio ou à esquerda do peito, tipo aperto, pressão ou peso, muitas vezes com irradiação para o braço esquerdo, mandíbula e/ou costas.
A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.
Os principais sintomas são: dor contínua no peito, com sensação de compressão; ardor que pode ser confundido com azia; irradiação da dor para a mandíbula ou braços, sendo mais frenquente no lado esquerdo; suor, náuseas, vômito, tontura e desfalecimento, ansiedade, agitação e respiração curta.
Percebendo os sintomas, deve-se tentar colocar a pessoa em repouso, soltar a pressão de roupas e sapatos e, se possível, ficar em um local arejado. Para quem quer se prevenir, a dica mais eficaz é andar sempre com uma aspirina,quando perceber os sintomas, a vítima deve tomar metade de uma aspirina.