De uma forma geral, a diferença entre elas está no objetivo de cada ação. Isso porque a preventiva, como o nome sugere, é feita antes que algum problema aconteça, enquanto a corretiva é realizada quando algo já impede o funcionamento da máquina ou equipamento.
A preocupação com o gerenciamento dos ativos da organização cresceu, a manutenção passou a ser centrada à confiabilidade e houve o aumento na manutenção PREDITIVA. Ocorreu, também, a introdução de projetos com a finalidade de melhorar a confiabilidade dos equipamentos.
A manutenção preventiva de carros é feita durante as revisões. ... Ele evita que o carro quebre e precise de uma manutenção corretiva, ou seja, um serviço de conserto de componentes que se danificaram. “A manutenção preventiva é feita para que a manutenção corretiva não seja necessária”, resume ele.
Os cuidados mais comuns são a troca de óleo e dos filtros (ar, óleo e combustível). Mas há outros itens que demandam manutenção preventiva, como correia dentada, cabos e velas de ignição e fluido de arrefecimento.
Para que ofereça todos os benefícios, a planilha de controle de manutenção de equipamentos deve conter os elementos adequados....O que deve fazer parte do documento?
5 sinais de que o disco de freio está ruim
Chuva e umidade Ao expor componentes mecânicos à presença de água, considerando que essa água permanece nos discos de freio, é comum que surjam pequenos pontos de ferrugem. Quando não retirados, esses pontos evoluem para placas superficiais maiores com o tempo.
Use um lubrificante à base de óleo em todas as partes do disco que não tocam os amortecedores durante a condução. Faça isso somente se notar que a ferrugem está começando a se instalar. Use um lubrificante à base de aerossol como WD-40 e limpe-a ferrugem com um pano.
Ok, borrifar WD40 nos discos de freio realmente elimina o assobio causado pelo atrito entre as pastilhas e discos de freio, mas… também elimina a capacidade de frenagem do automóvel!
Para isto, utilize um pano limpo que não solte fiapos embebido em álcool isopropílico, que pode ser encontrado em lojas de produtos para limpeza. Discos de freio devem ser limpos com frequência com álcool isopropílico, evitando assim o acúmulo de resíduos que possam contaminar as pastilhas.
Nos discos: água + detergente, e depois de enxutos, banho de acetona. Nas pinças: água + detergente e depois acetona.