O etanol aditivado é o álcool hidratado com aditivos que proporcionam melhor rendimento e um desgaste menor do motor. Já o etanol misturado à gasolina é etanol anidro, álcool com graduação alcoólica de no mínimo 99,6%, praticamente álcool puro.
Há diferença entre álcool e etanol? Na verdade, são a mesma substância. O termo “etanol” tem sido utilizado nas bombas dos postos de combustíveis desde 2010 em razão de uma resolução da ANP — Agência Nacional do Petróleo —, mas ainda é popularmente chamado de álcool.
A professora explicou que o etanol combustível hidratado tem 92,5% de etanol e o restante é água. “E é muito mais volátil que o álcool 70%, que contém 30% de água, ou seja, o etanol combustível evapora com mais facilidade e não dá tempo de atuar na pele para destruir a membrana do vírus.
O etanol, também chamado de álcool etílico (C2H5OH), é uma substância pura, constituída por uma molécula formada por dois átomos de carbono, cinco de hidrogênio e um grupo hidroxila. Existem dois tipos de etanol: o anidro e o hidratado. A diferença entre ambos se deve apenas à concentração de água em sua composição.
A proporção entre ambos combustíveis é indicada pelo porcentagem de etanol (álcool etílico) precedido pela letra E maiúscula. Desta maneira, a mistura E10 é composta de 10% de etanol anidro e 90% de gasolina.
Quando colocamos no mesmo recipiente as duas misturas homogêneas, o etanol, que apresenta uma região polar em sua molécula, automaticamente passa a interagir com a mistura de água e cloreto de sódio, dissolvendo-se nela. Com isso, a gasolina é separada do etanol.
“Os testes feitos pelo Inmetro tem como base a gasolina com uma mistura de 22% de álcool anidro. Hoje, a gasolina vendida nos postos tem 27%.
25%
A queima incompleta da gasolina produz monóxido de carbono, um gás-estufa que aumenta o problema do aquecimento global. Com a adição de etanol, essa poluição diminui. O percentual indicado de cerca de 25% foi criado justamente para poder diminuir os poluentes e também melhorar a limpeza interna do motor.
É uma saída para baixar o preço do combustível e a sua produção naturalmente já resulta em um volume de até 5% de água. O principal motivo para a gasolina ter etanol e o etanol, água, é um só: custo.
- Teor de álcool: para obter a porcentagem de álcool basta subtrair a quantidade total da mistura menos a porcentagem de gasolina: Cálculo: 100 - “teor de gasolina” = teor de álcool.
Quando adicionamos a mistura água e NaCl à gasolina, todo o etanol que estava dissolvido na gasolina é atraído pela mistura adicionada. Isso acontece porque o etanol é uma substância polar e a mistura água e NaCl também apresenta caráter polar (semelhante atrai semelhante).