O voto de nazireado (ou nazireato), foi institucionalizado e regulamentado na Torá no Livro de Números 6:1-21. Em virtude desta consagração, o nazireu devia abster-se de tomar certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres, além de não comer carne em muitas circunstâncias.
O voto de nazireado consiste em separar-se do mundo e aderir à coisas como: Não beber bebidas fortes, Não passar a navalha na cabeça, não se aproximar de cadáveres, e devia fazer holocaustos para sua purificação.
Significado de Nazireado adjetivo [Religião] Diz-se da pessoa que, segundo o Antigo Testamento, se consagrou a Deus por um período de tempo determinado, fazendo isso por voto.
1. O nazireu não cortava o seu cabelo, era identificado pelo testemunho e pelo cabelo( parte exterior) deixando-o crescer livremente. No versículo 7 da passagem a qual estamos estudando está escrito que o nazireu de Deus estava sobre sua cabeça.
Sua cabeça é um lingote de ouro” (Ct 5,10-11). ... Raspar a cabeça é uma grande vergonha não somente para as mulheres, mas também para os homens (2Sam 10,4). Somente em casos de luto, o símbolo- cabelo enfraquece. Os homens ocultam a barba, e as carpideiras arrancam os cabelos.
Juízes 13.
A força de Sansão vinha do Senhor, já a fraqueza vinha dele mesmo, de seu orgulho, violência e imoralidade. A força do Senhor em Sansão libertou Israel das mãos dos filisteus; a fraqueza de Sansão o levou à prisão, à cegueira e à morte. Sansão confiou na sua força e não cuidou de sua fraqueza.
Sansão se foi, morreu entre os filisteus, sua desobediência nunca deve ser seguida. Quantos de nós recebemos unção de Deus e a deixamos passar por desobediência, por não dar ouvidos ás ordens divinas e de quem Deus coloca para cuidar de nós durante a vida.
Sansão disse que ficaria vulnerável se o amarrassem com sete fibras novas de arco que não tivessem sido secas, depois disse que ficaria fraco se fosse amarrado por cordas novas; depois se amarrassem as suas madeixas com uma rede.
O relato bíblico afirma que Sansão era nazireu e recebeu grande força para ajudá-lo contra seus inimigos e permitir-lhe realizar feitos sobre-humanos, incluindo despedaçar um leão, como se fosse uma cabra, o fazendo com as próprias mãos e massacrar um exército inteiro de filisteus usando apenas a mandíbula de um ...
Gaza
Era um deus venerado pelos filisteus (ou povo de Canaã) com o nome de Dagon ou Dagantakala. Casado com Shala (um outro nome de Ninlil), este deus fazia com que as plantas crescessem e julgava aqueles que morriam, reinando no mundo subterrâneo. O seu nome pode provir de dag, peixe.
O deus-sol, com o título genérico de Baal, era o principal deus dos cananeus. Cada local tinha o seu Baal, e todos eles eram chamados de Baalim, ou senhores. Cada Baal tinha sua esposa.
A exemplo do rei Acabe, que levantou um altar na casa de Baal, costumamos, ao longo da vida, construir alguns altares, que não servem para a adoração ao Senhor. ... O altar é um lugar de conserto com Deus. Não faça como Acabe, não se curve diante de ídolos ou de homens, pois somente Deus é digno de toda adoração.
O seu nome é uma palavra semítica que significa "senhor" ou "dono", sendo inicialmente um título que depois se tornou nome próprio. Havia vários deuses Baal, para diversas tribos, como se pode verificar no Velho Testamento em que se refere "o Baal" de cada tribo; daí que se empregue também o plural, Baalim.
O que é culto a Baal hoje em dia? ... Baal é um deus pagão. Podem existir vários e o plural de Baal é Baalin (masculino). Dentre os diferentes tipos de Baal, há um introduzido em Israel por Acabe, o Baal-Melkart, há também o Baal-Zebube, cuja pronúncia era Belzebu, ou o príncipe dos demônios, etc.
Nesse território em boa parte desértico, que mais tarde seria prometido por Deus aos israelitas, eles construíram uma civilização relativamente sofisticada. Dominavam a metalurgia. Eram bons ceramistas. Mantinham relações comerciais com o Egito e a Mesopotâmia.
Arad