Tipos de Flexibilidade: Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária. Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.
Flexibilidade passiva é a maior amplitude de movimento que se pode assumir utilizando forças externas, por exemplo: peso do corpo, a ajuda de um parceiro, o uso de aparelhos, entre outros. Isto é o que vem à mente quando a maioria das pessoas pensam sobre flexibilidade.
Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.
Significado de Flexibilidade substantivo feminino Qualidade de flexível, facilmente dobrado; maleável. Que ágil e se move com facilidade: atleta com flexibilidade.
A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento. ... Por exemplo, quando uma dona de casa necessita pegar algo embaixo do sofá ela necessita utilizar toda a sua flexibilidade, alongando os músculos das costas e da parte posterior das pernas.
Ser um profissional flexível é estar aberto às mudanças e disposto a lidar com diferentes ferramentas, ideias, interações, etc. É também ter uma visão de futuro, entendendo que mais transformações estão por vir — e que se atualizar nesse sentido é a melhor maneira de crescer na carreira.
Adaptabilidade significa ser flexível quando as coisas mudam. ... Agilidade mental deste tipo nos permite ser mais eficaz como solucionadores de problemas. Flexibilidade e criatividade, muitas vezes andam de mãos dadas. A flexibilidade é extremamente importante para a negociação e comunicação.
Ao ser flexível, a pessoa se torna capaz de questionar, de expor suas ideias de diferentes formas, através de sugestões e articulações, pontuando suas reivindicações, mas sem deixar de ter empatia pela opinião do colega de trabalho.
O líder situacional é flexível. Ele se adapta ao ambiente de trabalho existente e às necessidades da organização. Esse tipo de liderança não se baseia em uma habilidade específica do líder. ... Líderes devem podem mudar de um estilo para outro para atingir novos objetivos da empresa e de seus colaboradores.
É por isso que ser flexível é uma decisão consciente, e é uma habilidade que você deve desenvolver e praticar repetidamente em seus relacionamentos, se quiser ver os benefícios. Frequentemente, os indivíduos escolhem o caminho da resistência e a recusa à mudança, porque eles equiparam a flexibilidade com fraqueza.
CONTAMOS OS 10 PASSOS PARA SER UMA PESSOA MAIS FLEXÍVEL
No sentindo figurado da palavra, flexível ainda significa a capacidade de algo ou alguém de ser facilmente manejado ou alterado. Uma pessoa flexível, por exemplo, consegue se adaptar de maneira fácil a diferentes ambientes, atividades ou situações.
adjetivo - Que não possui flexibilidade; que não se consegue dobrar e/ou curvar. [Figurado] Que não se consegue persuadir, induzir ou comover; que resiste as influências; impassível ou austero. [Figurado] Que não se consegue alterar; sem mudanças: lei inflexível.
Teste a sua flexibilidade
Ter uma mente flexível é possuir a capacidade de pensar com uma “elasticidade cognitiva diferenciada”. Essa flexibilidade cognitiva varia de pessoa pra pessoa e depende também das mudanças.
A flexibilidade de comportamento implica na capacidade de mudar (alternar) o curso das ações e/ou dos pensamentos de acordo com as exigências do ambiente e ajustá-las a circunstâncias que são parecidas, mas não idênticas, a experiências anteriores. ...
Trabalhe sua flexibilidade. Ser flexível também melhora a sua coordenação motora. Para melhorar a sua flexibilidade, faça estes exercícios todos os dias: Gire o pescoço e tente aproximar os ouvidos dos ombros sem os levantar. Depois faça o alongamento de ombros, onde você puxa um braço de cada vez passando pelo tórax.
Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente. E, uma vez que você passe a alcançar os dedos dos pés com facilidade, continue se alongando e praticando até conseguir colocar as palmas das mãos no chão ao lado dos pés.
2) Alongamento para Flexibilidade Os alongamentos são simples, como normalmente feitos em academias ou fisioterapias: estique o músculo e o segure de 10 a 30 segundos para expandi-los e assim aumentar a flexibilidade. É importante alongar-se diariamente pois essa é uma prática que vai além das sessões de Pilates.
Alinhe suas mãos e suas pernas. Empurre a ponta dos dedos no chão e afaste as mãos na distância dos ombros. Coloque os quadris para cima e mexa as pernas alternando-as. Flexione as pernas, uma de cada vez, como se estivesse pedalando uma bicicleta.
Deite-se de barriga, pernas retas e os pés alinhados com os ombros. Coloque as mãos no chão sob seus ombros e lentamente levante o peito para cima. Mantenha a posição por 10 segundos. De pé, com os pés alinhados aos ombros e apontados para a direita, levante os dedos do pé direito do chão e dobre no quadril.
Manter o tronco o mais estável possível durante o movimento; Manter um arredondamento da coluna harmónico desde a cabeça ao cóccix; Pausar momentaneamente sobre os ossos de sentar (ísquio – porção do osso ilíaco) e sobre os ombros em cada repetição.
Se você gostaria de se tornar dançarino, veja a seguir quais partes do corpo devem ser trabalhadas para melhorar sua flexibilidade:
Alongamento: os exercícios de alongamento, pilates, agachamento e atividades com bola são ótimos porque além de fortalecer a musculatura pélvica, dão mobilidade muscular par ao quadril. - Aulas de dança: algumas modalidades conseguem deixar o quadril mais solto em, no mínimo, duas semanas.
8. Alongamento do tendão
Foque em suas habilidades e pratique sempre que possível Aliado a isso está a relevância de praticar a dança sempre que possível. Seja sozinho em casa ou nos passeios com os amigos, o importante é arrumar um tempinho para praticar, pois isso ajuda qualquer pessoa a se tornar alguém autoconfiante na dança.
Dançar, pesquisar sobre ritmos, mexer o corpo Quando as crianças já estão facilmente irritadas ou entediadas. Fazemos uma mini-sessão de dança com 3 ou 4 músicas bem agitadas. Dançamos em frente ao espelho ou damos risadas juntos sobre o jeito engraçado que cada um inventa de dançar.
Uma surdez para o ritmo que não o deixa dançar Não, o motivo pode ser outro: beat deafness. Este é o nome atribuído a uma doença descoberta há poucos anos. O termo, traduzido para português, significa algo como “surdez de batidas”. É quase como o equivalente a um daltonismo ou surdez mas, desta vez, aplicada à dança.
Permanecer nesta posição uns 2 minutos respirando suave e profundamente para primeiramente ajustar o corpo ao alinhamento da parede e depois registrar a postura corporal bem alinhada. Logo em seguida do exercício de alinhamento postural na parede, sugiro dançar 1 música com uma parede imaginária nas costas.
5 cuidados com a postura que toda dançarina precisa ter