Muitas vezes é difícil distinguir, por simples observação macroscópica, a partição da clivagem. Entende-se por fratura de um mineral a maneira pela qual ele se rompe quando isto não se produz ao longo de superfícies de clivagem ou de partição.
Diferencie clivagem e fratura. Clivagem: é a propriedade que alguns minerais apresentam de se partir segundo superfícies planas e paralelas, relacionadas à sua estrutura cristalina (normalmente planos de fraqueza na estrutura). Fratura: é à maneira irregular de um mineral se quebrar.
Refração → mudança na direção da luz, quando passa de um meio para outro de densidade diferente (por exemplo do ar para o mineral). Depende do índice de refração (n) do mineral. Para minerais com n = 2, a velocidade da luz no mineral é a metade da velocidade no ar.
Os minerais mais comuns nas rochas ígneas são todos do grupo dos silicatos: feldspatos, feldspatoides, quartzos, olivinas, piroxênios, anfibólios e micas.
O método do traço é um procedimento analítico e qualitativo utilizado em mineralogia para a identificação de diferentes espécies de minérios. ... O traço do mineral em questão é sempre o mesmo independentemente da cor.
Podemos identificar minerais, segundo algumas de suas características: de natureza óticas (cor, brilho e traço) ou mecânicas (dureza, clivagem, fratura).