O ultrassom funciona de forma muito parecida com o raio X. A principal diferença é que, ao invés de radiação, a ultrassonografia emite ondas sonoras controladas.
Decúbito lateral com raios horizontais: Incidência utilizada para avaliação de derrame pleural e espessamento. O paciente é posicionado sobre o lado a ser avaliado.
O aparelho de ultrassom capta o eco formado pelos pulsos e produz uma imagem computadorizada do relevo interno dos órgãos por meio do cálculo da pequena diferença de tempo entre os pulsos sonoros incidentes e refletidos.
Visualizar alguma região do corpo com mais precisão. A tomografia segue um conceito similar ao da ultrassonografia. Entretanto, o exame de imagem utiliza o raio-X para coletar imagens para serem processadas pelo computador. As imagens podem ser tanto de ossos do corpo quanto de órgãos e tecidos.
Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto; Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários; Visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões; Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.