O pulso ou pulsação é a expansão e a retração de uma artéria, produzida pela pulsação do sangue através de uma contração cardíaca. Ao encontrar o pulso, podemos contar os batimentos cardíacos. O batimento ou frequência cardíaca é definido como a quantidade de vezes que o coração bate em determinada unidade de tempo.
A veia do coração (veia cava) passa por ambas pernas do corpo humano.
São ondas de fluxo sanguíneo gerado pelos batimentos cardíacos e refletido nas artérias do corpo, podendo ser palpado em vários locais do corpo, os mais comuns são as veias carótida e braquial que se localizam na região do pescoço e do braço (pulso).
Devemos tomar o pulso com dois dedos: indicador e médio. Com o indicador pressionamos a artéria contra o osso e, com o dedo médio, percebemos o pulso. O pulso pode ser tomado em diversos pontos do corpo.
Em repouso, a frequência cardíaca normal apresenta uma variação entre 60 e 100 batimentos por minuto (bpm). A aceleração dos batimentos (acima de 100 bpm) indica que a pessoa está com taquicardia. Já uma frequência cardíaca baixa, inferior a 60 bpm, é considerada uma condição de bradicardia.