Diagramas e fluxogramas são duas ferramentas comumente usadas para visualizar processos ou sistemas complexos. Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, existem algumas diferenças importantes entre os dois que vale a pena explorar.
Decisão: representa uma escolha que você, ou a equipe, precisa fazer para avançar à próxima etapa do processo. Geralmente, é respondida com “verdadeiro ou falso” ou “sim ou não”.
Os tipos de diagramas e suas possibilidades de uso são extremamente variados, e a forma com que vão ser usados depende apenas da nossa criatividade. Como eles servem para todos os tipos de processos de trabalho, e você já sabe quais são os principais tipos e como cada um pode ajudar a sua equipe, que tal colocar em prática e começar a criar os seus?
Se você usar algum símbolo que não seja padrão, universal ou autoexplicativo, lembre de adicionar legendas ou incluir etiquetas para ajudar seus leitores. Mesmo que seja possível entender pelo contexto, o seu material será mais útil e amigável se qualquer ícone que possa gerar dúvidas for esclarecido.
Para ler fluxogramas, siga o padrão ocidental: de cima para baixo e da esquerda para a direita. Vamos dar uma olhada nos símbolos mais comuns e entender os nomes e significados de cada um.
Outro tipo de diagrama interessante para apoiar processos de trabalho são os mapas mentais, que são uma forma fácil de esclarecer e comunicar processos, ideias e projetos da empresa para vários departamentos. Eles são usados pelo setor de RH para deixar funcionários de diversos setores familiarizados com as atividades das outras equipes. Assim, com apenas uma imagem, diversas equipes ficam a par e conseguem consultar rapidamente qual setor é responsável por cada atividade, com um visual amigável e fácil de lembrar, como este abaixo:
E um diagrama é uma representação gráfica que não tem que ser necessariamente uma organização hierárquica, pode representar desde um grupo de elementos relacionados entre si, até um diagrama de seqüência onde por meio da representação gráfica os passos ou componentes são explicados com uma seqüência lógica, por exemplo, os passos a seguir para iniciar um DVD. Um organigrama, para Word, é um tipo de diagrama com características específicas em termos de estrutura e elementos que o formam.Organigramas.Criar organigramas. Para inserir um organigrama devemos:- Acessar o menu Inserir – Imagem – Organigrama,- Ou clicar no botão da barra de desenho e selecionar o organigrama da galeria de diagramas e clicar no botão Aceitar. Ele nos desenha um organigrama básico de 2 níveis, o nível principal com 3 subordinados.para modificar o texto das caixas é suficiente clicar em seu interior e escrever o texto que desejamos. Este botão é usado para inserir elementos (caixas) no organigrama, clicando no tringulo preto da direita, podemos selecionar que tipo de formulário queremos inserir, dependendo do nível em que estamos, podemos inserir ou não um tipo. Por exemplo, no primeiro nível, por ser único, não pode ter um parceiro de trabalho.
Fazer um diagrama de raias ou fluxograma no Word (em inglês) envolve o mesmo processo de usar formas básicas ou o recurso SmartArt. Se você deseja criar um diagrama melhor elaborado, o Criador de Fluxograma da Venngage é uma ferramenta que você pode usar gratuitamente.
Esse tipo de fluxograma de processo normalmente é usado para a organização de projetos que abrangem diferentes departamentos, a fim de distinguir claramente os objetivos de cada equipe e o trabalho designado às pessoas dentro dela.
Este fluxograma pode ser usado por cafés e restaurantes. Ele possui colunas adicionais que descrevem os diferentes humores de um cliente que podem afetar o processo de pedido. O uso desse tipo de diagrama de fluxos pode te ajudar no controle de qualidade do atendimento de sua empresa.
Cada tipo de organograma corresponde a um paradigma de gestão do trabalho diferente, mas todos compartilham as mesmas características gerais, entre as quais se destacam a clareza visual e a capacidade de adaptação a qualquer mudança na organização.
Os jobs aids de passo a passo são ótimos para dar direções e informações em sequência. Os de fluxograma ajudam a tomar decisões e a concluir tarefas. Eles demandam várias decisões do tipo “sim”ou “não”, que devem ser tomadas em sequência. Veja este exemplo com instruções em retângulos verdes, as resposta em círculos pretos e os pontos de “chamada encerrada”, em retângulos laranja.
Este fluxograma de decisão ilustra quem tem o controle da tomada de decisão em uma situação de emergência, mas pode ser facilmente usado para representar qualquer número de processos envolvendo equipes interdepartamentais ou multifuncionais.
Outro tipo comum de diagrama é o diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa. Este tipo de diagrama é utilizado para identificar as causas principais de um problema ou questão. O diagrama é estruturado como uma espinha de peixe, com o problema na cabeça e as causas potenciais a ramificarem-se como ossos. Este tipo de diagrama pode ser especialmente útil no controlo de qualidade e na melhoria de processos.
Certifique-se de que as etapas estejam alinhadas na raia correta e em ordem sequencial. E lembre-se de usar os símbolos e formas corretos para cada parte do fluxo do processo.
Fluxogramas de processo de trabalho geralmente são criados com formas para representar etapas diferentes, que podem ser conectadas por linhas e retas. As cores também são um elemento de destaque nos fluxogramas e infográficos, e servem para hierarquizar e destacar informações.
Abaixo, temos um exemplo de fluxograma com foco interno. Este fluxograma básico pode ajudar os membros da equipe de suporte ao cliente a entender o processo de negócios envolvido ou o que eles precisam fazer quando recebem um e-mail ou telefonema dos clientes.
Uma das mais conhecidas ferramentas de diagramas e fluxogramas online é o LucidchartLucidchart. Não é difícil ver porquê. Tem uma grande variedade de modelos de fluxogramas e formas para escolher.
Depois de aprender o significado destes símbolos, é possível ler ou criar praticamente qualquer tipo de fluxograma e visualizar melhor os processos. Ao criar um fluxograma que utiliza diferentes formatos e símbolos, lembre-se de incluir uma legenda para torná-lo acessível à equipe.
Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de fluxograma que existem e como você pode usar o mais adequado para suas necessidades de comunicação empresarial. Você notará que não incluímos o fluxograma do processo como uma das categorias, pois quase todos os fluxogramas são, de certa forma, fluxogramas de processo.
Veja quais são os tipos de mapeamento de processo
Mapeamento de Processos é a identificação da sequência lógica das atividades que compõem um processo e de outros elementos que interagem com o fluxo de trabalho.
O mapeamento de processos é a determinação de uma sequência de atividades relacionadas às operações de uma empresa. Essa prática permite uma compreensão clara do modelo de funcionamento do negócio, facilitando a tomada de decisões.
Cada elemento em um mapa do processo é representado por um símbolo de fluxograma específico. Juntos, eles representam o que chamamos de símbolos de mapeamento de processo: Os ovais mostram o começo ou o final de um processo. Os retângulos mostram uma operação ou atividade que precisa ser feita.