O processo de produção da porcelana se originou na China por volta de 1.
A argila origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo, pela água ou pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.
1 lodo, lama. ... 2 barreiro. 3 argila, greda.
As argilas são formadas devido à decomposição do feldspato, que é um mineral constituinte das rochas ígneas. Normalmente, a desintegração e a decomposição atuam juntas, uma vez que a ruptura física da rocha permite a circulação da água e de agentes químicos.
Argila é um material natural, de textura terrosa, de granulação fina, constituída essencialmente de argilominerais, podendo conter outros minerais que não são argilominerais (quartzo, mica, pirita, hematita, etc), matéria orgânica e outras impurezas.
É um produto da alteração de rochas silicatadas, sendo uma mistura de vários minerais: caulinite, ilite e montemorilonite. As suas principais características são a sua coerência, a sua secura e o seu estado plástico quando entra em contacto com a água.
Propriedades das Argilas As argilas possuem uma elevada área superficial com ligações químicas não saturadas, o que lhes permite interagir com diversas substâncias. Por isso, possuem um comportamento plástico quando misturadas com água e, em alguns casos, são capazes de inchar, aumentando muito de volume.
Barro - É uma matéria argilosa, moldável quando se junta água, que se extrai directamente dos solos e é composto à base de silicatos de alumínio. Barreiras - São os locais de onde se extrai o barro. Barros gordos - Têm grande plasticidade e retraem muito na secagem.
As cores principais de argila e suas propriedades são:
Argila Preta – tem acção anti-inflamatória, descongestionante, cicatrizante e anti-séptica. Activa a circulação sanguínea. Auxilia no clareamento de manchas, flacidez e linhas de expressão. Argila Verde – uma das mais conhecidas, é ideal para tratamento de acnes e espinhas, oleosidade da pele, estrias.
Argila branca - é recomendada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são: clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, ação suavizante e cicatrizante. Argila vermelha - é indicada para peles mais sensíveis e rosadas.
Tipos de argila
Ambas são perfeitas para absorver a oleosidade, limpar e desobstruir os poros. A diferença entre elas é que a verde possui ação adstringente, secativa e cicatrizante, agindo diretamente nas espinhas que já estão formadas. Enquanto a vermelha funciona melhor para renovar a pele depois que as acnes vão embora.
Máscara de argila branca: Indicada para auxiliar no controle da oleosidade da pele, especialmente as delicadas e desidratadas. Além disso, ajuda no clareamento e na redução de linhas de expressão. É rica em alumínio, zinco, potássio, silício, cálcio e ferro.
Saiba como fazer a máscara facial com a argila verde
A argila rosa é indicada para peles sensíveis, delicadas, avermelhadas, com tendência alérgicas ou irritadas, desidratadas, acneicas e com vasinhos e rosáceas. Ela é rica em óxido de ferro, que tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons, mantendo a pele hidratada e com elasticidade.
Dicas de preparo da Máscara de Argila Rosa para o rosto
TERRAMATER | Argila Rosa 100% natural, sem pigmentos e sem conservantes, a argila rosa da Terramater é ideal para peles maduras, com mais de 65 anos. Além de apresentar um poder calmante, o produto remove as células mortas da pele. Para o corpo, ela auxilia na queima e drenagem de celulite e gorduras localizadas.
1 - Com a pele limpa, aplique a máscara de argila em todo o rosto usando as pontinhas dos dedos ou um pincel, evitando as pálpebras e região abaixo dos olhos; 2 - Deixe agir pelos minutos indicados na embalagem; 3 - O ideal é não deixar a máscara secar completamente na pele.
Aplique no rosto limpo (você pode lavá-lo com sabonete suave e depois enxaguá-lo com um pouco de chá de camomila frio) e deixe agir pelo tempo necessário – 15 minutos para uma limpeza suave e até 30 minutos se a intenção é tratar cravos e espinhas.
Peles normais e secas podem usar até uma vez na semana para evitar o ressecamento do rosto. Já para mulheres que não têm tantos problemas ligados à oleosidade assim, a regrinha muda bastante: o ideal é usar a argila verde até uma vez na semana - ou, então, espaçar para intervalos de até 15 dias.
Você não deve, jamais, deixar a argila secar na pele. O indicado é mantê-la úmida, com o auxílio de um borrifador. Por se tratar de um mineral, quando a argila seca ela vai absorvendo toda a água e, consequentemente, a hidratação da pele. Você não deve deixar a argila secar na pele.