Como todos já sabem não se deve levar o recém-nascido para dormir em um quarto com cheiro de tinta fresca. Isso pode causar alergias e problemas na respiração. Os especialistas recomendam que a pintura seja realizada no segundo trimestre da gravidez ou até, no máximo, dois meses antes do parto.
É seguro usar desodorante e perfumes durante a gravidez? Sim, normalmente é considerado seguro usar desodorantes e perfumes durante a gravidez, segundo os médicos.
Ativos como a água termal, manteiga de karité, glicerina, óleo de amêndoas, óleos minerais hidratam e fortalecem a barreira protetora da pele de forma segura para as grávidas. O ácido hialurônico ajuda também a preservar a hidratação e a melhorar a qualidade do colágeno.
Mas afinal, quais são os filtros solares mais indicados para a gestante? De modo geral, é indicado o uso dos que disponibilizem proteção UVA e UVB (intitulado como “protetor solar de amplo espectro”) e de FPS entre 30 e 50.
Quais são as opções? Uma boa opção para as mães que não aguentam mais esperar, são os shampoos tonalizantes. De acordo com os especialistas, eles podem ser usados após o terceiro mês de gravidez e não trazem nenhum risco para mamãe e ao bebê.
- Xampu normal, anticaspas, contra piolhos Em muitos casos, o xampu anticaspa contém uma substância que não deve ser usada na gravidez, o Cetoconazol. Xampus para tratamento antiparasitários não devem ser usados na gravidez, mas, o médico pode recomendar algum outro tipo de tratamento nesta fase.
Sim, contanto que usem tintas específicas sem amônia e metais pesados (por exemplo, chumbo e arsênio) – como os tonalizantes e as hennas. Para garantir a segurança da mãe e do bebê, o procedimento só é recomendado após as 12 semanas de gestação.
Seu corpinho reage ao hormônio liberado quando estamos nervosos — o cortisol — que chega nele pelo cordão umbilical. O resultado é que o bebê se agita e seus batimentos também aumentam. A boa notícia é que o contrário também vale. Quando a mãe está feliz, libera serotonina e endorfina, que enchem o bebê de prazer.
Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.
Nos primeiros três meses de gestação, o embrião já sente um desconforto sempre que sua mãe tem sentimentos negativos, percebendo desde muito cedo o amor e a rejeição.
Mesmo depois desse período “é difícil dizer que o feto sente alguma dor porque ela, como qualquer outra sensação, desenvolve-se no período pós-parto junto com a memória e outros comportamentos aprendidos.”
Aos dois meses O bebê vai ter as primeiras sensações táteis e começa a sentir o contato com a mãe. Há neurônios, mas muitos estão isolados uns dos outros. O bebê não ouve nem vê, mas já sofre com a ansiedade materna.
Algumas estratégias caseiras que podem ajudar a combater o enjoo matinal e os vômitos são: