O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser classificado em tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso. O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser dividido em: Tecido conjuntivo frouxo: as fibras de sua matriz extracelular estão dispostas frouxamente, o que confere a esse tecido uma maior flexibilidade.
O principal constituinte deste tipo de tecido é a matriz extracelular rica em colágeno, fibras reticulares, fibras elásticas, glicoproteínas e integrinas.
Células do tecido conjuntivo
As fibras presentes no tecido conjuntivo frouxo são de três tipos: colágenas, elásticas e reticulares.
3) Observe novamente a figura . o que os tecidos indicados nas figuras têm em comum? e os órgãos ? ... por exemplo: uma celula ou um tecido não são capazes de voar, mas o organismo ,como a maioria das aves, dotado de asas e formado por células, tecido ,órgãos sistema é capaz de fazê-lo.
tecido adiposo
Cada tipo de tecido conjuntivo em animais tem um tipo de matriz extracelular: fibras colágenas e mineral ósseo compreendem a matriz extracelular do tecido ósseo; fibras reticulares e substância fundamental compreendem a matriz extracelular de tecido conjuntivo frouxo; e plasma sanguíneo é a matriz extracelular do ...
Tecido muscular: é o conjunto de células, ou seja, o tecido de todo sistema muscular, O tecido muscular, originado do mesoderma (folheto embrionário), constitui os músculos, está relacionado ao mecanismo de locomoção e ao processo de movimentação de substâncias internas do corpo, decorrente à capacidade contrátil das ...
- O tecido nervoso é um tecido de comunicação, capaz de receber, interpretar e responder aos estímulos. -As células do tecido nervoso são altamente especializadas no processamento de informações. ... - A função do tecido nervoso é fazer as comunicações entre os órgãos do corpo e o meio externo.