O Esporte Educacional é uma manifestação do esporte com foco na inclusão social. Sua base é o processo de aprendizado e desenvolvimento integral do ser humano, não apenas a formação do indivíduo como atleta. Ele adapta regras, estruturas, espaços e gestos motores de acordo com as realidades de cada território.
O esporte de participação é aquele que se caracteriza pela pratica voluntaria que através das modalidades esportivas traz a interação dos praticantes com a vida social, e o esporte de rendimento é o que quer trazer resultados através de regras extremamente rígidas.
Esporte participativo. O esporte participativo pode ser caracterizado como uma ótima ferramenta, quando se mostra capaz de transmitir, por valores, padrões comportamentais que induzem a uma melhor qualidade de vida pessoal e sociais.
O de alto rendimento é aquele que tem como objetivo a competição, como por exemplo, o futebol profissional, a ginástica. O intuito é que o atleta realize uma rotina de treinos para que atinja o seu 'alto rendimento', a sua alta performance.
A finalidade da educação física é recreativa e educativa. Usar o esporte como forma de socialização, diversão e aprendizado pessoal. ... Já o esporte de alto rendimento ou de alta performance é aquele cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva.
São características dos princípios e valores próprios do esporte de rendimento (ER) e do esporte escolar (EE): A. ER: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; inclusão de todos e ênfase no processo.
Quando a Educação Física conduz o esporte escolar a luz do esporte de rendimento, ela está perdendo importantes dimensões educativas, pois prioriza (...) ... e) a prática democrática, humanizadora e crítica do esporte.
Sobre a diferença entre esporte na escola e esporte da escola, temos que: Esporte da escola: a preposição "da", dá o sentido de que a escola oferece esse esporte, ou seja, pertence a ela. Esporte na escola: a preposição "na", dá o sentido de que o esporte é praticado na escola, neste caso não pertencendo a ela.
É com essa afirmação que percebemos o que pode nos dizer essas duas terminologias: esporte na escola e esporte da escola. O esporte da escola se caracteriza por um esporte de rendimento, de treinamento, baseado no esporte olímpico, injetado na escola por uma cultura dominante, televisiva e mercadológica.
O esporte é conteúdo hegemônico nas aulas de educação física nas escolas atualmente, porém sua aplicação normalmente se restringe a poucas modalidades, deixando de lado algumas outras importantes, como o atletismo, a dança e a ginástica.
A prática desportiva contribui para a prevenção de problemas sociais. ... “O esporte é um importante elemento na preparação de crianças e jovens para a vida em sociedade.” Formado em educação física, com pós-graduação em educação física escolar, Guilherme aponta também os benefícios da prática do esporte para a saúde.
Os benefícios do esporte na escola
Handebol é esporte mais praticado nas escolas públicas, diz confederação. O esporte mais praticado nas escolas públicas brasileiras não é o futebol, mas o handebol.
Os PCNs orientam que o “esporte” a ser trabalhado na escola seja “aquele que valoriza a prática social”, e que venha assumir um aspecto institucionalizado. “Esporte institucionalizado é aquele que possui regras específicas, requer domínio dos elementos técnico-táticos, e sua finalidade é a vitória.
Entendendo o esporte como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das competências socioemocionais e à formação pessoal para a cidadania, o Impulsionaauxilia os professores na inserção de novas modalidades.
Alguns fatores parecem contribuir para isso: desestrutura familiar, uso de drogas, estrutura precária das escolas, falta de opções de lazer, etc. ... O objetivo geral é investigar na escola se o esporte contribui para a redução da agressividade e da violência entre os alunos.
No que diz respeito aos jovens, a prática regular do esporte em grupo permite o desenvolvimento da capacidade em trabalhar em conjunto com outras pessoas, de hierarquias diferentes (treinador, capitão), em que juntamente com o papel da família e da escola de forma curricular ou extracurricular, pode-se ajudar o jovem a ...
No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. Já no que se refere a aspectos afetivo e social, pode-se observar reação a determinadas atitudes, postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação. (RUFINO; DARIDO, 2012).