CID 10 J45. 0 Asma predominantemente alérgica – Doenças CID-10.
CID 10 J20 Bronquite aguda – Doenças CID-10.
Asma grave, ou asma grau 4, é a forma mais agressiva da doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação.
Asma Severa é definida geralmente como a Asma presente em indivíduos com mais de 6 anos de idade, que requer tratamento com altas doses de corticoides inalados além de uma outra terapia, ou corticoides sistêmicos (orais ou injetados) para manter o controle das crises.
A asma pode ser classificada quanto à gravidade em intermitente e persistente leve, moderada e grave. Estima-se que 60% dos casos de asma sejam intermitentes ou per- sistentes leves, 25% a 30% moderados e 5% a 10% graves.
A asma pode ser classificada quanto à gravidade em intermitente e persistente leve, moderada e grave. Estima-se que 60% dos casos de asma sejam intermitentes ou persistentes leves, 25% a 30% moderados e 5% a 10% graves. Os asmáticos graves são a minoria, mas representam a parcela maior em utilização de recursos.
A asma pode ser dividida em dois tipos: alérgica e não alérgica. O primeiro consiste no quadro provocado por substâncias alergênicas (pólen, poeira, mofo, pelos de animais) e o segundo, por substâncias não alergênicas (ar seco, estresse, clima frio, ansiedade).
“Na maioria dos casos de asma fatal, os sintomas aparecem com mais de um dia de evolução e se devem à associação de fatores como falta do uso de medicamentos de controle (os corticoides inalatórios), falta de adesão ao tratamento e de consultas regulares com o médico para seguir um plano de ação em caso de crises”, ...
O que fazer nos piores momentos de crise de asma?
Nas crises leves de asma, é indicado o uso de broncodilatador pelo menos quatro vezes por dia por um período de cinco a sete dias. Durante as crises mais graves é necessário associar um corticoide sistêmico, como: prednisona/prednisolona (via oral) ou metilprednisolona/hidrocortisona (via intravenosa).
Quem não deve usar Além disso, as versões do extrato com álcool na composição estão também contraindicadas para crianças com menos de 12 anos de idade.
A própolis vermelha brasileira apresenta grande teor de compostos fenólicos em sua constituição química, dentre os quais destacam-se as isoflavonas, metabólitos com efeitos benéficos para doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão.
Como usar o própolis Essa solução pode ser usada várias vezes por dia, conforme a necessidade. No caso de tosse irritativa ou com catarro, gripe, sinusite e amigdalite, coloque três a quatro gotas do extrato de própolis em algum chá. Tome várias vezes por dia, sempre que necessário.
Em jejum, espremer o suco de meio limão e adicione 15 gotas de própolis verde, de preferencia com água morna. Indicam o uso de um canudinho (retornável) para evitar o contato direto do limão com os dentes!
Como utilizar Própolis? Por se tratar de um alimento, a Própolis pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e suplementos alimentares. Pode ser usada diariamente, diluída em bebidas como água, suco, leite, iogurtes, etc.
Já para dores de garganta, o ideal é adicionar de 4 a 5 gotas do extrato de própolis em uma xícara de água e usar para fazer gargarejo; No caso de tosse, gripe, sinusite ou amigdalite, acrescentar de 3 a 4 gotas do extrato de própolis no chá ou juntar 1 a 2 gotas em 1 colher de mel.