O substantivo comum é um tipo de substantivo que dá nome aos seres da mesma espécie (pessoas, animais, plantas, frutas, objetos, lugares, fenômenos) de forma genérica. Esses termos são sempre grafados com letra minúscula, por exemplo: pessoa, gente, criança, cidade, país.
O substantivo epiceno é um tipo de substantivo uniforme que possui somente uma palavra para os dois gêneros (masculino e feminino). Eles estão relacionados com os animais sendo diferenciados pelas palavras “macho” ou “fêmea”. Fernando foi picado por uma cobra fêmea.
Formiga, jibóia, jacaré e tatu são exemplos de substantivos epicenos. Outros exemplos: águia, baleia, borboleta, cobra, corvo, mosca, pulga, rouxinol, sardinha, tigre.
Os "Substantivos Epicenos" ou "Promíscuos" são específicos para designar certos animais e, assim como os sobrecomuns, têm um só gênero, quer se refiram ao macho ou à fêmea. Exemplos: o jacaré a cobra.
a formiga-macho; a formiga-fêmea; o macho da tartaruga; a fêmea da tartaruga.
No português, existem dois gêneros gramaticais: o gênero masculino e o gênero feminino.
Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um médico. Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica.
Quando falamos em gênero, estamos nos referindo ao masculino e feminino. ... Substantivos comum-de-dois – São aqueles que possuem uma só forma para o masculino e para o feminino, mas permitem a variação de gênero por meio de palavras modificadoras, entre estas, os artigos, adjetivos e pronomes.
As coisas, assim como pessoas, animais, objetos, comidas, têm nome. Esses nomes são chamados de substantivos e aparecem em gêneros diferentes, o masculino e o feminino. ... “o - um” para masculino e “a - uma” para feminino. É como se estivéssemos definindo o sexo de tudo.
Pessoa é do género feminino, tal como a palavra latina que lhe está na origem ('persona'), significando «qualquer indivíduo da espécie humana», seja portanto mulher ou homem, criança ou velho.
Resposta. É o gênero feminino.
3) A) Asno: gênero masculino. / Raposa: gênero feminino. B) Não, o adjetivo ignóbil é exatamente igual nas duas frases.
SubstantivoEditar
O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Não pare agora... ... São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança.
Flexão de Número do Substantivo O singular, que indica um ser ou um grupo de seres; O plural, que indica mais de um ser ou grupo de seres.
Os verbos sofrem flexão em modo, tempo, número, pessoa, voz e aspecto. Devido a essa pluralidade de flexões que apresentam, os verbos são uma classe gramatical complexa e abrangente.
Na gramática, flexão ou inflexão é a modificação de uma palavra para expressar diferentes categorias gramaticais, como modo, tempo, voz, aspecto, pessoa, número, gênero e caso. A conjugação é a flexão dos verbos; a declinação é a flexão de substantivos, adjetivos e pronomes.
O que é classe gramatical? É a classificação das palavras em grupos de acordo com a sua função na língua portuguesa. Elas podem ser variáveis e invariáveis, dividindo-se da seguinte forma: Palavras variáveis - aquelas que variam em gênero, número e grau: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo e numeral.