Algumas das partes das plantas e suas funções são: Folhas, responsáveis pela alimentação, respiração e transpiração das plantas; Flores, responsáveis por formar o fruto e as sementes; ... Caule, responsável por sustentar a planta, além de levar sais minerais e água, por meio da raiz, para as outras partes da planta.
São considerados órgãos vegetativos: a raiz, o caule e a folha. Os órgãos reprodutivos são: a flor, o fruto e a semente. Cormófitos: apresentam raiz, caule e folha.
Resposta. Os órgãos são o caule, raiz, folha, semente e frutos..!!! ;)
Nelas, as flores são os órgãos reprodutores, responsáveis pela produção, por meiose, de micrósporos haploides (n) nos estames e megásporos (n) no interior dos óvulos. 2. O gineceu é constituído pelo estigma, estilete e ovário, dentro do qual se encontra o óvulo.
A reprodução de quase todas as plantas acontece por meio da flor, que possui, em seu interior, o órgão feminino chamado de gineceu e o órgão masculino chamado de androceu. O androceu é composto pelos estames, que sustentam a bolsa onde se encontram os grãos de pólen.
As plantas são organismos sésseis que estão à mercê do estresse ambiental. As flores são estruturas fundamentais na evolução das angiospermas, pois através delas ocorre a reprodução sexuada. Para isto, as flores exibem estratégias que auxiliam a planta a obter melhor sucesso reprodutivo.
O gineceu é formado pelo conjunto de carpelos de uma flor. O androceu é formado pelo conjunto de estames (estruturas formadas pela antera e filete) de uma flor. No gineceu, encontra-se o óvulo, que contém o saco embrionário (gametófito feminino) e a oosfera (gameta feminino).
Androceu: é o conjunto de estames que constitui a parte masculina da flor. Cada estame é formado por um filete e uma antera, onde são produzidos os grãos de pólen. Gineceu: é formado por um conjunto de folhas modificadas chamadas carpelos, constituindo a parte feminina da flor.
Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas:
Corola: Conjunto de pétalas; Androceu: Órgão reprodutor masculino; Gineceu: Órgão reprodutor feminino.
As flores são consideradas o sistema reprodutor das angiospermas. São formadas a partir de folhas modificadas e apresentam órgãos diferentes com funções especializadas. O formato e características da flor são geralmente para atrair diferentes polinizadores.
Os verticilos se inserem em um ramos especializado, denominado receptáculo floral. Os quatro verticilos florais são o cálice, constituído pelas sépalas, a corola, constituída pelas pétalas, o androceu, constituído pelos estames, e o gineceu, constituído pelos carpelos.
Elas geram oxigênio, alimento, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir. Elas também são essenciais para o controle da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta.
A função principal, ou mais explorada, das abelhas é a da polinização. O papel das abelhas neste processo é crucial, já que se descobriu que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais.
Importância. As espécies que possuem polinização cruzada, normalmente, possuem uma grande variabilidade genética, e facilitam o trabalho de melhoramento através de cruzamentos entre variedades. Os processos de desenvolvimento de híbridos são facilitados nas espécies de fecundação cruzada.
Resposta. polinização cruzada distingue-se da autopolinização porque no primeiro caso, o pólen de uma flor fecunda o estigma de outra flor, de um mesmo indivíduo ou de outro. O agente principal da polinização cruzada é o vento, mas em algumas espécies, insetos e pássaros são importantes.
Transporte do pólen A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc.) que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por fatores ambientais (através do vento ou da água).
Polinização é o processo de transferência dos grãos de pólen da antera ao estigma das flores. ... A polinização pode ser realizada por agentes abióticos, como o vento e a água, ou bióticos, como os insetos, pássaros, morcego e o próprio homem.
A polinização pode ser definida como o transporte de pólen do local onde é produzido até a parte feminina da planta. Nas gimnospermas, o transporte é feito até a micrópila dos óvulos e, nas angiospermas, até o estigma da flor. Esse processo não ocorre espontaneamente e é necessária a atuação dos polinizadores.
A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.
Quando os grãos de pólen chegam até o gineceu, alcançando o óvulo, acontece a fecundação. ... As abelhas oferecem uma grande ajuda nesse tipo de reprodução, pois o pólen, que fica no androceu, é levado por elas para o gineceu da mesma planta ou de plantas diferentes, permitindo assim a fecundação.