A água é fonte da vida. ... É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
A água é um recurso natural abundante no planeta, essencial para a existência e sobrevivência das diferentes formas de vida. Trata-se de uma substância química formada pela junção de dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O). Portanto, a fórmula da água é H2O.
A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H).
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
No fundo da cisterna, recomenda- -se colocar uma camada de 30 cm e 40 cm de cascalho grosso ou brita número 4, seguida de uma camada de 15 cm a 20 cm de areia lavada. Estas duas cama- das formarão um filtro natural, evitando que materiais contaminem a água que emana do poço raso ou cisterna.
Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Febre tifoide, cólera, hepatite A, disenterias… Esses são exemplos de doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada, problema de saúde pública no país.
O cloro é uma substância utilizada para oxidar a matéria orgânica proveniente dos mananciais e que possam aparecer na rede de distribuição. Isso significa que ele elimina ou impede que bactérias, vírus e protozoários causadores de doenças surjam e se multipliquem no percurso da estação de tratamento até as residências.
Desvantagens da cloração da água O cloro pode reagir com composto orgânicos de ocorrência natural encontrados na água de abastecimento produzindo subcompostos conhecidos como subprodutos da desinfecção. Os subprodutos mais comuns são trialometanos (THM) e ácido haloacêtico s (AIH).