EQST

Quais So Os Principais Escritores Da Prosa Na Segunda Fase Do Modernismo?

Quais são os principais escritores da prosa na segunda fase do Modernismo?

Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Jorge Amado, assim como Érico Veríssimo e Dionélio Machado, são os principais representantes da prosa na segunda geração do modernismo brasileiro.

Quais são os principais autores de romances regionalistas surgidos na segunda fase do Modernismo?

Os principais autores regionalistas são: José Lins do Rego, Jorge Amado, Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos.

Por que a segunda fase do modernismo brasileiro ficou conhecida como regionalista?

A prosa da 2ª fase modernista caracteriza-se pelo regionalismo, pela relação do homem com o meio em que vive. A Literatura Brasileira já apresentava uma tendência regionalista. ... Com exceção de Érico Veríssimo que apresentou uma obra voltada para as relações do homem e a paisagem do Sul do Brasil.

Qual a diferença da produção literária da segunda fase modernista?

Os romancistas observavam com olhos críticos a realidade brasileira, as relações entre o homem e a sociedade. Pelo fato de os romancistas deste período adotarem como componente o lado emocional das personagens, esta fase se diferenciou do Naturalismo, onde este item foi descartado.

São características do modernismo?

Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são:

  • Fragmentação.
  • Síntese.
  • Busca pela linguagem brasileira.
  • Nacionalismo.
  • Ironia, humor e paródia.
  • Relato do cotidiano.
  • Revisão crítica do passado histórico e cultural.
  • Subjetivismo.

É correto afirmar que o texto de Vinícius de Moraes é um soneto pois apresenta 14 versos 4 estrofes 2 quartetos e 2 tercetos rimas e versos regulares?

Sobre o poema de Vinícius de Moraes, é correto afirmar, exceto: a) O poema Soneto de separação possui forma fixa e regular, formado por quatro estrofes, quatorze versos, dois quartetos e dois tercetos. Vinícius está entre os poetas que consagraram o soneto no Brasil.

É correto afirmar que o texto de Vinícius de Moraes é um soneto pois apresenta?

Resposta. Resposta: Pois apresenta 2 quartatetos e dois tercetos, respectivamente.

Que figura de linguagem se verifica nessa oposição de situações?

Resposta. A figura de linguagem é antítese.

O que é paradoxo é exemplo?

Trata-se de uma figura de linguagem que “funde” conceitos opostos num mesmo enunciado. ... Assim, num enunciado paradoxal, noções mutuamente excludentes são postas em relação e/ou incidem sobre um mesmo referencial. Como nesse exemplo famoso: “… É ferida que dói e não se sente” (Camões).

Quando ocorre um paradoxo?

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

O que é uma sinédoque?

Significado de Sinédoque substantivo feminino Retórica Tropo fundado na relação de contiguidade e que consiste em tomar a parte pelo todo ("pagar tanto por cabeça", isto é "por pessoa.