Provérbios 17:17 – Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão. ... O verdadeiro irmão está sempre pronto para ajudar em tempo de necessidade ou de dificuldades. O homem sábio descreveu excelentes amigos e irmãos em poucas palavras.
Como perdoar a traição de um amigo
Aitofel era o conselheiro pessoal do rei David, de Israel, segundo a Bíblia. Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor, mencionado por David no Salmo 55: mas sem nome, que era um homem igual a ele, seu companheiro e seu amigo intimo, fosse Aitofel.
“Livrará em paz a minha vida, de modo que ninguém se aproxime de mim; pois há muitos que contendem contra mim. Deus ouvirá; e lhes responderá aquele que está entronizado desde a antiguidade; porque não há neles nenhuma mudança, e tampouco temem a Deus.
Jônatas foi um grande amigo de Davi, e o ajudou. ... Ele era filho de Ainoã e Saul (um rei desobediente a Deus que invejou Davi e tentou matá-lo).
Os poderosos guerreiros de Davi (também conhecidos como os homens poderosos de Davi, valentes de Davi ou os Gibborim) são um grupo de personagens bíblicos explicitamente apontados por um apêndice dos Livros de Samuel.
Por alguns momentos, Elias deixou-se levar pelas situações difíceis, escondeu-se em uma caverna, porém, após ouvir a voz de Deus, que o fez refletir sobre tudo aquilo, ordenando que ele saísse dali e voltasse para a missão, obedeceu! 1 Reis 19:19 diz "partiu, pois, Elias..."./span>
Adulão é um lugar de significado profético: (I Sm 22.
O exército de Davi tinha uma unidade de elite: os gibborim, que as distintas versões do Velho Testamento traduzem como “valentes” ou “heróis”. Não se sabe quantos eles eram. A Bíblia ora diz que eram 3, ora afirma que eram 30. Teriam sido escolhidos a dedo pelo rei pela bravura que já haviam demonstrado em combate./span>
Nos últimos anos do período dos Juízes de Israel, a Arca da Aliança era guardada pelo sacerdote Eli, e seus filhos Hofni e Fineias. ... A maldição sobre Eli teria tido lugar, pois a Arca não surtiu efeito na batalha: os israelitas foram derrotados, e o objeto capturado.
Segundo a Bíblia, os filisteus teriam se originado de Casluim, o qual teria sido um dos filhos de Mizraim, patriarca dos egípcios, e neto de Cam.