Formado pela união política de quatro nações – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte –, o Reino Unido agrega muita história, arquitetura clássica, grandes centros modernos, além de paisagens naturais de tirar o fôlego.
Europa
Reino Unido
Como consequência disto, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales não são subdivisões formais do Reino Unido e vários termos são usados para descrevê-los.
Localizado na Europa Ocidental, o Reino Unido é formado pelas nações da ilha da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales), a província da Irlanda do Norte (situada na ilha da Irlanda), a Ilha de Man e as Ilhas do Canal. Seu território é banhado pelo Oceano Atlântico, Mar do Norte e Mar da Irlanda.
A Grã-Bretanha é uma ilha da Europa que abriga a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. O Reino Unido é um agrupamento político que congrega os países da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte. ... Já a Escócia tem um autogoverno limitado, submetido ao Parlamento britânico.
O atual Reino Unido foi formado após o surgimento do Estado Livre Irlandês em 1922, que ganhou independência da coroa britânica. O Estado soberano localiza-se na ilha da Grã-Bretanha, e na parte nordeste da ilha da Irlanda, além de muitas outras ilhas menores.
A Escócia se juntou aos dois em 1707, formando o Reino da Grã-Bretanha. Foi em 1801 que a Irlanda se aliou ao grupo, formando o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda.
Quem nasce na Grã-Bretanha é chamado de britânico. A maioria dos habitantes é descendente dos primeiros colonizadores, vindos da Europa continental. Mais de 80 por cento da população mora na Inglaterra. O país também é lar de cidadãos vindos de antigas colônias do Reino Unido.
1922
O Primeiro Reinado foi o período da história do Brasil iniciado a partir da independência do país, em 1822. Essa fase estendeu-se até 1831, quando o imperador D. Pedro I abdicou o trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II.
Segundo a lenda, o primeiro rei nasceu em segredo, filho de uma mãe sacerdotisa. Ela o deixou à deriva em um rio, onde foi encontrado por um homem comum. Sua história ainda chama a atenção de muitas pessoas.
A manobra de Dom Pedro I já era tardia. ... Sem alcançar o êxito esperado, um grupo de soldados e populares concentrados no Campo de Santana ameaçaram a integridade de Dom Pedro I. Mediante a embaraçosa situação, o imperador abdicou do trono no dia sete de abril de 1831.
O Segundo Reinado é o período da história brasileira em que o país foi governado por D. ... Pedro II foi coroado imperador após o Golpe da Maioridade, e encerrou-se em 1889, quando a Proclamação da República colocou fim na monarquia do Brasil.
O Primeiro Reinado se caracteriza pelo período da formação do Estado brasileiro. O regime de governo era numa monarquia constitucional cujo chefe de Estado era Dom Pedro I. Na economia, os principais produtos exportados são o açúcar, tabaco e algodão, além do intenso comércio de pessoas escravizadas.
A política autoritária de D. Pedro I sofria uma forte oposição localizada em dois pólos principais. Um deles era a nascente imprensa. ... Tanto na imprensa como na Câmara dos Deputados surgiram dois grupos político-partidários entre os que se opunham ao monarca: os liberais moderados e os liberais exaltados.
Pedro I. Uma das principais revoltas do primeiro reinado foi a Confederação do Equador, na qual os estados do nordeste brasileiro pretendiam realizar a fundação de um novo estado independente com o nome de Confederação do Equador. ...
O Primeiro Reinado aconteceu com o início do Império, desde a Independência do Brasil (1822) até a renúncia de Dom Pedro I (1831). Mesmo que o governo de D. ... A grande maioria da população brasileira era composta por pessoas livres e pobres, como os ex-escravos, alguns pequenos proprietários, artesãos e outros.