As cidades-Estado de Nipur, Lagash, Uruk e Ur datam da época dos sumérios. Criaram os primeiros códigos de lei para controlar a sociedade, como as Leis de Talião (leia: Código de Hamurabi), formuladas pelo Imperador Hamurabi, que previam castigos severos aos criminosos de acordo com a gravidade de seus delitos.
As sociedades da civilização mesopotâmica eram divididas por camadas sociais: nobres, sacerdotes, militares, comerciantes e escravos. O poder político, militar e das ciências se concentravam nas mãos da nobreza, dos sacerdotes e de alguns comerciantes.
As classes sociais - A sociedade estava dividida em classes: nobres, sacerdotes versados em ciências e respeitados, comerciantes, pequenos proprietários e escravos. A organização social variou muito pelos séculos, mas de modo geral podemos falar: Dominantes: governantes, sacerdotes, militares e comerciantes.
A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates. No entanto, a violência e irregularidade do sistema de cheias desses dois rios exigiam um esforço maior para que a exploração agrícola fosse viabilizada.