São conhecidos como músculos do jarrete e constituídos pelo bíceps coxa ou femoral, semitendíneo ou semitendinoso e semimembranáceo ou semimembranoso. Estes cruzam posteriormente o quadril e o joelho. Todos fazem extensão de coxa, flexão de perna e extensão de tronco.
Esses músculos são responsáveis pelo movimento de extensão do quadril e, principalmente, flexão do joelho. Os isquiotibiais são formados pelos músculos semitendíneo (ST), semimembranoso (SM) e pelo bíceps femoral (BF). Representação gráfica dos músculos isquiotibiais no posterior da coxa.
O quadríceps é uma das maiores musculaturas do corpo, localizado na parte da frente da coxa. É formado por quatro músculos: vasto medial, vasto lateral, vasto intermédio e reto femoral.
O quadríceps ou quadricípite é um músculo femoral, localizado na face anterior da coxa, envolvendo quase que por completo o fêmur.
O quadríceps femoral é formado pelos músculos reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio. A inervação do músculo quadríceps é feita pelo nervo femoral (L2 – L4).
Confira agora 6 treinos de pernas que você precisa praticar
O agachamento trabalha todo o quadríceps, femoral e glúteos.
Fazendo-o da maneira correta fará com que seu quadríceps trabalhe bastante e gere bons resultados. Segure os halteres na altura dos ombros elevando os cotovelos. Afaste-se para um lado, agache-se para trás com a perna de passo, enquanto a outra estende. Volte para a posição inicial e faça o mesmo para a outra perna.
Avanço: Inicialmente, fique de pé com os pés afastados. Em seguida, dê um passo longo para a frente, sem curvar o tronco. A coxa da perna da frente deve atingir a posição horizontal (90° de flexão). Desfaça o movimento, volte à posição inicial e faça a atividade com a outra perna.
O tratamento para recuperação do menisco pode ser feito através de cirurgia ortopédica seguida de fisioterapia. No início do tratamento fisioterapêutico o indivíduo deverá fazer repouso, evitando mexer a perna, colocando gelo para diminuir a dor. Após alguns dias poderá andar com o auxílio de muletas e uma joelheira.
Recuperação do Paciente com Menisco Reparado Depois de algumas semanas, o paciente pode começar a andar usando somente a joelheira. A partir do segundo mês, o paciente pode andar livremente e fazer alguns exercícios leves (bicicleta ergométrica, natação, etc.).
De modo geral, algumas lesões no menisco impedem o indivíduo de praticar atividades físicas, outras não exigem restrição nesse sentido. Casos mais graves, exigem que o indivíduo evite atividades de impacto sobre o joelho, tais como caminhar, correr, subir e descer escadas.
O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil. De acordo com o responsável pelos procedimentos no hospital, Wander Edney de Brito, a equipe do HES tem conseguido realizar até cinco cirurgias por dia, produtividade semelhante ao de hospitais de referência para esse tipo de cirurgia.
Preço da artroscopia Quando utilizado como diagnóstico, por exemplo, o seu valor costuma ser menor, algo de aproximadamente 200 reais. O custo para artroscopia cirúrgica, em que o paciente é submetido a correções de lesões, o preço é superior, variando de 400 a 800 reais.
Descrição A artroscopia é feita através de duas pequenas incisões. Durante o procedimento, o cirurgião ortopédico insere o artroscópio (um instrumento pequeno com uma câmera do tamanho de um lápis) na articulação do joelho. O artroscópio envia a imagem para um monitor de televisão.
Cirurgia do menisco - recuperação A retoma desportiva ocorre geralmente às 3-4 semanas. Quando na cirurgia do menisco é efetuada sutura meniscal, o tempo de recuperação alonga-se um pouco mais. Habitualmente é autorizado apoio parcial com 2 canadianas durante as primeiras 4 semanas.