Dez anos mais tarde, o alemão Emile Berliner criou o gramofone – equipamento considerado o sucessor direto do fonógrafo. A principal diferença entre essas tecnologias é que o gramofone passou a usar discos planos constituídos de cera, vinil, cobre e goma laca em vez dos cilindros de Thomas Edison.
A indústria fonográfica é o conjunto de empresas da indústria da música especializadas em gravação, edição e distribuição de mídia sonora, seja em formato de CD, fita cassete, disco de vinil ou em formatos de som digital como o MP3.
Sony compra a EMI e se torna a maior gravadora musical do mundo.
S
Esse guia vai te dar os fatos que você precisa para escolher o DAW perfeito.
Como se tornar um produtor? De acordo com a maioria dos profissionais que atuam no cinema, a melhor forma de ingressar na área é se capacitar por meio de cursos livres ou graduação, para adquirir conhecimentos e formar network.
Como ganhar dinheiro com música? Veja 7 tipos de fonte de renda
Se você é compositor e gostaria de ganhar dinheiro na internet com seus trabalhos, aqui vão três formas de você fazer isso. Primeiro, a forma mais rápida, consiste em você disponibilizar suas músicas em sites como iTunes, Google Play, Spotify, Deezer e até no YouTube dá pra vender as músicas.
Use um site chamado Playlist.Net, lá muitos curadores enviam suas playlists, é uma espécie de comunidade onde todos se ajudam a ganhar mais seguidores no Spotify. Você também pode usar o Pinterest, basta criar uma conta e enviar imagens com links para suas playlists.
A ação de colocar uma música no Spotify é gratuita e o artista recebe todos os royalties sem pagar taxas ou comissões. Para fazer isso, é preciso antes que ele assine um contrato de licenciamento de conteúdo concedendo ao Spotify uma licença mundial não exclusiva para distribuir suas músicas.
O Spotify geralmente paga entre US$0,003 e US$0,005 por transmissão, o que significa que um artista precisa ter cerca de 250 plays em cada música para ganhar quase um dólar. Entenda como é feita remuneração à titulares de direitos nas plataformas de streaming nos Estados Unidos.