O movimento reflexo é uma resposta a um estímulo estereotipado na mesma intensidade deste, mas que não pode ser aprendida, modificada ou aprimorada pelo aprendizado. É o que acontece ao furarmos o dedo com uma agulha, por exemplo, seu toque estimula o neurônio sensitivo, que leva o impulso até a medula.
Em relação à classificação, os reflexos podem ser separados quanto à sua localização no sistema nervoso central, sendo eles reflexos bulbares e reflexos medulares.
O papel primário de estimular o sistema nervoso central e os músculos também é dos movimentos reflexos. ... Os reflexos posturais automaticamente fornecem para um indivíduo a manutenção de uma posição ereta em relação ao seu ambiente.
2. Avaliação dos reflexos
Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade. ... Em sentido oposto, o movimento involuntário é o movimento que efetuamos independentemente da nossa vontade, como nos reflexos por exemplo.
Resposta. Movimentos involuntários->respirar,bocejar,os batimentos cardíacos, espirrar,piscar,a digestão. Movimentos voluntários-> o olhar,o abrir e fechar as mãos,chutar uma bola,mastigação,caminhar.
sao varios os movimentos voluntarios,podemos citar os movimentos dos braços e mãos para pegar um copo,ou o movimento das pernas para correr ou andar,enfim,todos aqueles movimentos que fazemos por vontade propria.
Já os músculos lisos compõem as paredes das vísceras ocas e tubulares, ou seja, compõem os órgãos ocos, como estômago, intestinos, dentre outros. Esses músculos, são os músculos involuntários, ou seja, trabalha independentemente da nossa vontade, como é o caso do músculo cardíaco, estes são chamados de músculos lisos.
Os músculos voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.
Sobre quais são os músculos involuntários, também chamados de músculos lisos e não-estriados, podemos dizer que os mesmos são chamados assim porque apresentam funcionamento que não depende da vontade do indivíduo, isto é, funcionam mesmo quando se está dormindo, sem que seja necessário "ativá-los".
Andar, correr, pular: todas essas ações que impulsionam o corpo no espaço só são possíveis por causa da contração (encurtamento) e relaxamento dos músculos. Esses movimentos principais, entretanto, não são os únicos dirigidos pela atividade muscular. Os músculos possibilitam ficar de pé, sentar, falar e piscar.
As miofibrilas são constituídas por unidades que se repetem ao longo de seu comprimento, denominadas sarcômeros. A distribuição dos filamentos de actina e miosina varia ao longo do sarcômero. As faixas mais extremas e mais claras do sarcômero, chamadas banda I, contêm apenas filamentos de actina.
Resposta. Explicação: O nervo vago é cardiomoderador e, com a liberação de acetilcolina, promove a diminuição dos batimentos cardíacos; enquanto o nervo cardíaco é cardioacelerador e provoca a aceleração dos batimentos com a liberação de adrenalina.
O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.
O tecido muscular estriado esquelético é formado por feixes de fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, conhecidas por fibras musculares estriadas esqueléticas. Esses feixes são envolvidos pelo epimísio, uma membrana externa de tecido conjuntivo denso.
O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
Os músculos estriados esqueléticos fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, chamados tendões. Possuem contração vigorosa e voluntária, isto é, seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos: os músculos das pernas, dos pés, dos braços e das mãos.
Mas em geral pode- se afirmar que, quando um sorriso é espontâneo, os músculos da testa ficam relaxados e as sobrancelhas consequentemente caem um pouco; o músculo orbicular, ao redor dos olhos, se contrai formando pequenas rugas; finalmente, o músculo zigomático da boca também se contrai, repuxando os lábios para cima ...
As células do músculo estriado esquelético apresentam estriações transversais, por isso a denominação de músculo estriado. Essa estriação é formada pela alternância entre uma faixa clara e uma escura. A faixa escura é denominada de banda A e apresenta filamentos contráteis finos (actina) e espessos (miosina).
O tecido muscular estriado esquelético é responsável pela contração voluntária do organismo. Ligado aos ossos, esse tecido é o responsável pela locomoção. As células desse tecido são ricas em filamentos de actina e miosina.
Os músculos estriados são comandados por movimentos voluntários. Exemplos: os músculos de seus braços e pernas. Já os músculos lisos exercem movimentos de maneira involuntária. Exemplo: seu intestino.
Tecido Muscular Estriado Cardíaco Este tecido possui contração involuntária, vigorosa e rítmica. É constituído por células alongadas e ramificadas, dotadas de um núcleo ou dois núcleos centrais. Apresentam estrias transversais, seguindo o padrão de organização dos filamentos de actina e miosina.
Sua função é aumentar a força do músculo é facilitar a condução do impulso de uma fibra para a outra. Quando uma fibra do tecido é estimulada, todas as outras também o serão. O tecido muscular cardíaco normal se contrai e se relaxa de forma rápida, contínua e rítmica por volta de 75 vezes por minuto.
As células que integram o tecido muscular cardíaco têm aspecto cilíndrico, são ramificadas e apresentam extremidades irregulares. Essas células são conhecidas como fibras musculares cardíacas, células do miocárdio, miócitos, cardiócitos ou cardiomiócitos.
Fibras musculares excitatórias e condutoras, só se contraem de modo mais fraco, pois contêm poucas fibrilas contráteis; ao contrário, apresentam ritmicidade e velocidade de condução variáveis, formando um sistema excitatório para o coração.