O alienismo, que surge na virada do século XVIII para o século XIX , representa a resposta da ciência médica à questão da loucura, redescrita como alienação mental – isto é, como uma doença que deveria ser tratada por um tipo especial de medicina, segundo os paradigmas do tratamento físico-moral pineliano e da teoria ...
No Brasil, tal movimento inicia-se no final da década de 70 com a mobilização dos profissionais da saúde mental e dos familiares de pacientes com transtornos mentais. Esse movimento se inscreve no contexto de redemocratização do país e na mobilização político-social que ocorre na época.
Em 18 de julho de 1841, foi assinado o decreto de fundação do primeiro hospício brasileiro, denominado Hospício de Pedro II, em homenagem ao príncipe regente que nesse mesmo dia foi sagrado e coroado como Imperador do Brasil.
Antigamente, os tratamentos usados com as pessoas que eram ditas loucas, eram muito cruéis e desumanos, e por isso ficaram marcadas na história. Torturas dos médicos com os pacientes e lendas de assombrações sobre manicômios são muito comuns, e são até inspiração para filmes e seriados.
substantivo masculino Hospício; estabelecimento ou hospital especializado na internação e no tratamento de pessoas loucas, com problemas mentais; hospital psiquiátrico. Etimologia (origem da palavra manicômio).
A diferença se dá no fato de que manicômio é um termo geral, usado no passado para se referir a qualquer hospital psiquiátrico. ... Enquanto os hospícios servem justamente para tratar os portadores.
Estabelecimento destinado a internar doentes convalescentes ou com processos patológicos crónicos (tuberculose, por exemplo) que necessitam de regimes terapêuticos especiais e que incluem repouso e boas condições alimentares e climáticas.
Hospitais psiquiátricos (também denominados hospícios, manicômios ou manicómios) são hospitais especializados no tratamento de doenças mentais e/ou de "transtornos mentais" (termo médico-especializado).
Nesse tipo de tratamento, o paciente psiquiátrico é internado no hospital, onde recebe atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana em que ele poderá ter acesso a uma grade terapêutica e receber cuidados como: alimentação, medicação, terapia ocupacional, terapias com psiquiatras e psicólogos, inclusive, em ...
Louco é aquele sujeito que perdeu a razão, que tem pensamentos e ações sem sentido, tem comportamentos distorcidos que fogem à regra: é a "alienação mental" de Philippe Pinel, o pai da psiquiatria moderna - cujo sobrenome virou sinônimo de loucura -, que atuou na França entre o final do século XVIII e o começo do ...
De acordo com um relatório divulgado pela Pastoral Carcerária de São Paulo em 2018, os manicômios judiciários, hoje, funcionam da mesma forma como qualquer outra prisão: “A cena que vemos com frequência são os presos perambulando pelo pátio, sem atividades e muito medicalizados”, relata Cytrynowicz.
Os tratamentos utilizados nos manicômios do século XIX incluíam o coma induzido e a lobotomia, por exemplo. Foi somente na primeira metade do século XXque essa situação começou a mudar, com o advento da psicofarmacologia.