O principal mecanismo de manutenção da homeostase é o feedback negativo, que atua na redução de um determinado estímulo, garantindo que uma determinada variável permaneça no nível adequado para o nosso corpo.
Homeostase no corpo humano Regulação térmica, que é uma forma de equilíbrio e controle da temperatura do corpo humano que é feita através da pele e da circulação sanguínea. O ambiente externo, quando sujeita o corpo a temperaturas mais baixas, obriga a algumas alterações.
Para que a homeostase do corpo ocorra, é preciso que todos os orgão estejam realizando suas funções corretamente, assim como todas as outras estruturas responsáveis por designar alguma resposta ao organismo. Com isso junta-se uma boa alimentação, descanso, prática de atividades físicas e etc.
A homeostase é de fundamental para as atividades celulares, visto que é o responsável pelo equilíbrio celular, sem a homeostase a célula se desestabilizaria e morreria. O fenômeno da homeostase possibilita que o corpo humano funcione de forma adequada, devendo estar em equilíbrio.
sistema nervoso regula a homeostase pela detecção dos desequilíbrios do corpo, e pelo envio de mensagens (impulsos nervosos) aos órgãos apropriados para combater o estresse. O sistema nervoso, juntamente ao sistema endócrino, são os principais reguladores da homeostase corpórea.
Os sistemas endócrino e nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais. Enquanto as mensagens nervosas são de natureza eletroquímica, as mensagens transmitidas pelo sistema endócrino têm natureza química – os Hormônios.