Para conseguir silício puro é necessário transformá-lo, primeiro em silicoclorofórmio (HSiCl3) ou silano (SiH4) e, em seguida, insuflar hidrogénio a altas temperaturas ou, em alternativa, esperar que se origine espontaneamente a decomposição. A purificação completa-se com a fusão por zonas.
Vale do Silício Brasileiro
O silício é o elemento número 14 da tabela de classificação periódica, tendo peso atômico 28 e consistindo num metalóide tetravalente (4 elétrons na última camada da valência).
Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas: K,L,M,N,O,P e Q.
O Silício, conhecido por ser utilizado em circuitos integrados (chips), é um elemento químico (semimetal) da família 4A, mesma do Carbono, relativamente inerte. ... Como um elemento não-metálico, é pouco dúctil ou maleável. Sua massa atômica ponderada vale 28u, e número atômico igual a 14 (elétrons e prótons).
Significado de Silício substantivo masculino [Química] Elemento químico que, não metálico, se caracteriza por ser cinza e duro; encontrado com facilidade na natureza e de grande utilização na fabricação de aço muito resistente; representado pelo símbolo: Si.
Cilício é uma túnica, cinto ou cordão de crina, que se traz sobre a pele para mortificação ou penitência. O termo vem do latim "cilicinus", que quer dizer "feito de pelo de cabra", ou "cilicium", que quer dizer "tecido áspero ou grosseiro de pelo de cabra" ou "vestido de gente pobre".
É comumente encontrado como um silicato (SiO4, ou um átomo de silício ligado a quatro átomos de oxigênio) e de sílica (SiO2, ou um átomo de silício ligado a dois átomos de oxigênio). ... Por fim, mas não menos importante, o silício também é o principal componente estrutural do silicone sintético.
A silicose crônica causa uma fibrose progressiva dos alvéolos pulmonares, o que leva a dificuldades respiratórias e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas e, muitas vezes, incapacitando o trabalhador.
Tratamento de Silicose
Tratamento. A silicose é incurável, mas a sua evolução pode ser retardada se for evitada a exposição à sílica, principalmente nas fases iniciais da doença. Pode ser feita a lavagem pulmonar total para tratar a forma aguda e crônica da silicose.
Silicose caracteriza-se pela formação de protuberâncias (nódulos) e tecido fibroso nos pulmões. É a mais antiga doença pulmonar ocupacional conhecida e é causada pela exposição a partículas inaladas de sílica, principalmente a partir de quartzo nas rochas, areia e substâncias similares.
A silicose é uma pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica. A sílica (ou óxido de silício) é o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento.