Orientações: Esclareça aos alunos que algumas palavras ou expressões tem a função de relacionar segmentos dos textos estabelecendo relações entre eles, essas relações podem ser inúmeras (adição, contraste, conclusão, exemplificação, oposição, etc.), são os marcadores discursivos.
Podem atuar como marcadores do discurso alguns advérbios (finalmente, então, afinal, assim…), determinadas locuções (não obstante, por conseguinte, em primeiro lugar, em seguida, por fim…), interjeições e conjunções. Todos eles coincidem em seu caráter invariável.
Marcadores discursivos são palavras (conjunções e preposições, principalmente) que estabelecem vários tipos de relação (de tempo, consequência, oposição, condição, adição etc.) entre as ideias em um texto.
Articuladores textuais, ou marcadores discursivos, são expressões linguísticas, provenientes das classes de conjunções, advérbios, preposições, envolvidas na construção do sentido do texto.
São as palavras no texto que informam onde a história acontece. Podem ser os advérbios (onde, ali, aqui), locuções adverbiais ou nomes de lugares.
Marcadores temporais irá situar o leitor/receptor no presente, no passado ou no futuro... e os Espaciais é como o próprio nome já indica ele menciona o tempo como: abaixo de, em outro lugar, imediação e todos outros sinônimos e antônimos.
A localidade de referência temporal refere-se ao acesso de um mesmo recurso duas ou mais vezes em um curto intervalo de tempo.
Para isso, faz-se necessária a classificação de Expressões Temporais, que são expressões que transmitem a ideia de tempo, como data, frequência, intervalo e duração. A utilização do Reconhecimento de Expressões Temporais (RET) se dá de várias maneiras.
Resposta. Palavras que dão ideia de tempo: Quando,hoje,amanha,de tarde,a noite,logo,depois,enquanto,cedo,durante, antes,ainda,antigamente,nunca,agora,sempre,breve,afinal,ETC.
Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.
Resposta. A passagem do tempo decorre na sua percepção ficando uma pessoa mais intelectual, comparando erros do passado e tendo uma capacidade maior no pensamento, ou seja, quanto mais velho mas experiente. Quando ficar mas experiente, é sinal que o tempo está decorrendo.
Quando estamos nos divertindo, o tempo parece voar. Embora o tempo passe sempre na mesma velocidade, a nossa percepção é de que ele passa de formas diferentes. Partindo deste ponto, a psicologia do tempo vai além e explica como estas diferentes percepções influenciam o nosso comportamento.
Quando alcançamos um desejo, ele libera dopamina, neurotransmissor que causa sensação de bem-estar. E são os níveis de dopamina no organismo que influenciam nossa percepção de tempo. Geralmente, quando ela está elevada, o tempo passa mais rápido. Já um cérebro entediado tenta se entreter prestando atenção em tudo.
Por que o tempo passa rápido? De acordo com uma pesquisa da Universidade de Munique, a idade interfere, ainda que levemente, na percepção do tempo. Mas outros fatores também influenciam, como o aumento das responsabilidades familiares e das atividades profissionais, além do estresse do dia a dia.
5 formas de fazer o tempo andar mais devagar
O tempo passa mais rápido do que um vento. Seja feliz hoje, porque o amanhã ninguém pode prever como será, Esqueça as mágoas do passado e viva o momento presente. O amanhã é apenas um futuro que ainda não aconteceu.
Um pouco de ar livre e fresco ajuda a passar o tempo, além de aliviar o estresse. Saia para uma caminhada rápida pela vizinhança. Mesmo que só tenha dez minutos livres, andar ajuda a passar o tempo. Chame um colega de trabalho ou amigo para tornar a caminhada mais agradável.
Neste Artigo: