1.
Neste item abordaremos duas técnicas que utilizam anticorpos como forma de purificação, a imunoprecipitação e a cromatografia por afinidade. Na imunoprecipitação usa-se um anticorpo ligado à minúsculas esferas agarose (que é uma resina) para precipitar o antígeno.
Conjugado: moléculas elétron-densas. - Imunoenzimáticos: Baseadas na utilização de Ag ou Ac marcados com enzimas e permitem a detecção, quantificação e titulação de substâncias. - Localização de componentes celulares.
Para ensaios anticorpo-baseados (immunoassays), o anticorpo usado para detectar o antígeno do interesse deve ser conjugado a uma molécula que possa ser detectada, referida frequentemente como a etiqueta.
O imunoensaio enzimático (IEE) é uma técnica que utiliza um sistema colorimétrico para enzimas, sendo empregada para detectar uma substância específica em uma amostra, tal como um anticorpo de um determinado antígeno.
A reação imunoenzimática é a base para muitos testes utilizados para identificar antígenos ou anticorpos. O sistema envolve anticorpos conjugados com enzimas.
Resumo. O radioimunoensaio quantifica reações antígeno-anticorpo, permitindo medidas precisas em amostras desconhecidas. O princípio do método é que o reagente marcado permite a quantificação do reagente não marcado na amostra.
( ) Imunoensaios utilizando conjugados são testes altamente sensíveis que empregam moléculas de antígeno ou anticorpo marcadas com compostos químicos que permitem a mensuração da reação. ( ) Radioisótopos, fluorocromos, substâncias luminescentes e enzimas são exemplos de ligantes usados nos sistemas de revelação.
Epitopo ou determinante antigênico é a menor porção de antígeno com potencial de gerar a resposta imune. É a área da molécula do antígeno que se liga aos receptores celulares e aos anticorpos. É o sítio de ligação específico que é reconhecido por um anticorpo ou por um receptor de superfície de um linfócito T (TCR).
Isotipos são determinantes antigênicos que caracterizam classes e subclasses de cadeias pesadas e tipos e subtipos de cadeias leves. Se a IgM humana é injetada em um coelho o coelho irá reconhecer determinantes antigênicos na cadeira pesada e cadeia leve e produzir anticorpos contra eles.
Conjugados carreador-haptenos são moléculas imunogênicas às quais haptenos se acoplam covalentemente. A molécula imunogênica é chamada carreador.
Os antígenos são geralmente moléculas desconhecidas no organismo. Moléculas que se destacam de células estranhas, tais como bactérias, fungos, protozoários ou mesmo de vírus podem ser consideradas antígenos. As toxinas liberadas pelas bactérias também são exemplos de substâncias que podem ligar-se a anticorpos.
Para fins de vacinação, podem ser classificados em 4 tipos:
Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo. Essas glicoproteínas de defesa atuam de diferentes formas para evitar que uma partícula invasora cause danos à saúde.
A alimentação é importante para o bom funcionamento do sistema imune e os alimentos ricos em ômega-3, selênio, zinco, probióticos, vitaminas A, C e E são os mais indicados para aumentar o sistema imune, já que favorecem a produção das células de defesa do organismo de forma mais eficiente.
4 dicas para aumentar a imunidade